Médica coreana é a mais nova cidadã cascavelense
A lista de personalidades agraciadas com a principal homenagem prestada pelo poder público de Cascavel às pessoas que se destacam em seus ramos de atividade teve mais um nome acrescentado nesta semana. Trata-se da médica Hi Kyung Ann, que se tornou Cidadã Honorária da cidade por proposição do vereador Serginho Ribeiro.
Nascida na Coreia do Sul, de onde veio para o Brasil ainda criança, Hi é médica nefrologista formada pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e reside e trabalha desde 1984 em Cascavel, onde no ano seguinte emprestou seus conhecimentos à primeira cirurgia de transplante renal do Oeste do Paraná.
Na solenidade, a médica esteve acompanhada do marido Ivo Antonio Billi Filho e demais familiares e amigos, dentre eles colegas de profissão como o atual presidente da Associação Médica de Cascavel, José de Jesus Lopes Viegas, e o secretário municipal de Saúde, Miroslau Bailak. Também estiveram presentes o deputado estadual Marcio Pacheco e vários outros vereadores.
"Há mais de 38 anos Hi Ann trabalha na cidade e luta para manter a oferta do transplante renal em Cascavel, que completa 37 anos e se confunde com a própria história em nosso Município. Sob os olhos e cuidados da Dra. Hi, mais de 350 transplantes foram realizados e centenas de vidas foram salvas", diz a justificativa da proposição.
Hoje aposentada, a Dra. Hi dedicou muitos anos ao Hospital Universitário e também tem uma importante folha de serviços prestados na área social, onde há 35 anos atua no Abrigo São Vicente de Paulo e há mais de 15 anos também no Recanto da Criança. (Foto: Flávio Ulsenheimer/CMC)