Cascavel inova ingressando na era dos ônibus elétricos
Ao menos parte dos usuários do transporte coletivo de Cascavel vai experimentar, muito em breve, o que há de mais moderno e eficiente em termos de transporte coletivo urbano. Isso se dará com a aquisição dos 15 primeiros ônibus elétricos, 13 no modelo convencional e dois articulados, para atender à demanda das principais linhas do sistema atual.
O dinheiro para compra desses veículos e para construção de uma plataforma para recarga dos mesmos, num montante de aproximadamente R$ 30 milhões, virá de um empréstimo do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) assinado nesta quarta-feira (8), no Show Rural, pelo prefeito Leonaldo Paranhos, pelo presidente do banco, Wilson Bley Lipski, e pelo governador Ratinho Junior.
"Cascavel sai na frente com esse grande avanço. Não poderíamos fazer um contrato de duas décadas sem iniciar essa transformação ambiental, sustentável e econômica", explicou o prefeito Leonaldo Paranhos, lembrando que será a primeira cidade do Paraná a utilizar o sistema. "Isso só está sendo possível pelas mãos do governador e do BRDE, que acreditou no nosso projeto e disponibilizou investimentos para a compra dos ônibus e a implantação de todo o sistema de abastecimento", ressaltou.
Ele explicou, ainda, que a nova licitação do transporte coletivo urbano que está sendo feita pela Prefeitura prevê o uso de uma frota de 150 ônibus, 10% deles elétricos e cujo abastecimento será feito a partir de uma fonte sustentável, com a implantação de uma usina solar para gerar energia para este fim. Ela será implantada no aterro sanitário do Município, onde já há uma usina de biogás.
A previsão é que o município economize R$ 260 milhões em combustíveis em 25 anos, que é o tempo médio de durabilidade das placas fotovoltaicas. Isso vai possibilitar o barateamento da tarifa do transporte coletivo e a redução do custo operacional do sistema.
INOVAÇÃO
Outro foco de atuação do BRDE no Show Rural é a inovação. O banco assinou com a Iguassu Valley, ecossistema de inovação da região Oeste, uma proposta de ações conjuntas para apoio e desenvolvimento de programas de inovação, capacitação e adoção de novas tecnologias que atendam os princípios de sustentabilidade e efetividade.
Nesta quinta (9), o banco vai assinar um protocolo de intenções com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e com Fundação Araucária para a criação de um edital que vai apoiar projetos de pesquisas tecnológicas relacionadas ao Fundo Verde e de Equidade do BRDE. No mesmo dia, será feito o pré-lançamento da quarta edição do programa de inovação BRDE Labs Paraná, que terá como tema "Inovação verde e de equidade", com desafios voltados para a área. (Foto: Ari Dias/AENPR)