Combate à corrupção será pauta prioritária, reitera Moro
Uma entrevista exclusiva a Valdomiro Cantini no estúdio da Rede Massa foi o primeiro compromisso do senador Sergio Moro, nesta segunda-feira (6), no Show Rural. Acompanhado do suplente Ricardo Guerra, do prefeito Leonaldo Paranhos e do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, ele reiterou o que tem dito desde sua eleição, em outubro do ano passado.
De acordo com Moro, que atuou como juiz e professor universitário em Cascavel há cerca de 20 anos, seu mandato terá como foco prioritário o combate à corrupção. "Fui eleito para representar a população e é isso que ela quer e espera de mim", disse ele, que se notabilizou por comandar a Operação Lava Jato, uma das maiores forças-tarefas de combate ao desvio de recursos públicos do mundo todo.
Dentro desse cenário, Moro irá concentrar esforços na volta da prisão em segunda instância e no fim do foro privilegiado, bandeiras que defende desde antes mesmo de deixar a carreira judiciária para entrar na política e virar ministro do então presidente Jair Bolsonaro. Ele também defende a manutenção da autonomia do Banco Central, na contramão do que tem pregado o presidente atual, Luiz Inácio Lula da Silva.
"Também quero estar envolvido na pauta econômica, fundamental para o País retomar o desenvolvimento", assinalou Moro, defendendo "uma economia aberta e inclusiva para que possamos diminuir a desigualdade social". Às 11h ele dará uma coletiva à imprensa, também no Show Rural.
PAUTA DO AGRO
Durante sua visita, Sergio Moro recebeu do Sindicato Rural de Cascavel uma pauta para que se empenhe na defesa dos seguintes pontos:
1) Defesa irrestrita ao Direito à Propriedade, ameaçado pelo avanço das discussões sobre a destinação de terras produtivas e cumpridoras de seus compromissos legais e tributários, para fins de transformação em território indígena.
2) Acompanhamento do Parlamento na condução do processo de renegociação do Tratado de Itaipu, priorizando, na escala de interesses nacionais, as demandas dos territórios localizados em seu entorno, representados pelos municípios afetados diretamente e indiretamente.
3) Inclusão como prioridade na pauta do Poder Legislativo o debate sobre a consolidação definitiva dos títulos de propriedades rurais localizadas na área da Faixa de Fronteira.
4) Apoio do Senado da República à retomada das negociações envolvendo a nova licitação para duplicação de rodovias paranaenses, com compromisso de redução de tarifas, retirada de outorga onerosa e segurança jurídica na defesa do interesse público.
5) Inserção da luta pela retomada das obras de duplicação do trecho entre Cascavel e Marmeleiro e Toledo e Guaíra da BR 163, fundamentais para o desenvolvimento regional, bem como da Construção do Terminal de Cargas do Aeroporto Regional do Oeste do Paraná, em Cascavel, na pauta de prioridades do Poder Legislativo.
6) Apoio no combate à aprovação do fracking como modelo de atividade econômica ou como forma de exploração de bens minerais. (Foto: Divulgação Rede Massa)