Muffato compra 16 lojas da rede Makro e entra forte em SP
As lojas da tradicional rede Makro localizadas no Butantã, Interlagos e Lapa, na capital paulista, além de Guarulhos, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Campinas, Mogi das Cruzes e Taubaté em breve serão integradas ao grupo Muffato, nascido em Cascavel e que, com isso, deverá subir de sexto para quinto maior grupo de varejo do Brasil. A transação foi confirmada nesta quinta-feira (26) aos funcionários e também envolveu 11 postos de combustível.
"Com esta aquisição, avançamos em direção ao maior mercado consumidor do País e reiteramos nossa confiança no Brasil. A oportunidade de atuar em novos mercados traz uma grande motivação para todo nosso time", afirmou ao jornal Valor Econômico o empresário Ederson Muffato, que dirige o grupo ao lado dos irmãos Everson e Eduardo, todos filhos do saudoso Tito Muffato e sobrinhos do ex-prefeito e também empresário supermercadista Pedro Muffato.
Objeto de reportagem postada pelo portal Alerta Paraná ainda em junho do ano passado, a negociação vinha se arrastando há quase um ano e teria ficado na casa dos R$ 2 bilhões, mas isso não foi confirmado. O grupo Muffato foi assessorado nessa negociação pela XP Investimentos e assumirá os novos ativos assim que houver a aprovação do Cade, o que deve demandar ainda alguns dias ou semanas.
Vale lembrar que a Makro é uma rede do grupo SHV (Steenkolen Handels Vereeniging), uma empresa familiar holandesa fundada em 1896 e que atua no Brasil há exatos 50 anos, mas há um bom tempo vem se desfazendo de seus ativos para deixar o País já que possui uma dívida trabalhista estimada em R$ 3 bilhões. (Foto: Divulgação)