Fundetec avança no processo de modernização e acesso à inovação
Cidade tecnológica que está participando de estudo inédito internacional voltado a smart cities (cidades inteligentes) - cujos dados preliminares foram apresentados nesta segunda-feira, na abertura da Escola de Governo - Cascavel conta com uma Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico que acaba de passar por um processo de modernização do modelo de gestão, com uma reestruturação administrativa e ampliação do acesso à inovação. Esse processo foi detalhado pelo presidente da Fundetec, Alcione Gomes.
Atualmente, além dos setores já existentes como o Centro Incubador Tecnológico, o Laboratório de Água e Alimentos, a Agência de Projetos e Inovação e a Agrotec, a Fundação conta com uma Fábrica de Inovação que visa estimular novos projetos e empreendedores, bem como o desenvolvimento tecnológico sustentável, por meio das áreas de atuação da Fundetec, que são voltadas à Bioenergia, à Biotecnologia, às Ciências Agrárias, às Tecnologias para o Agronegócio e à Tecnologia da Informação e Comunicação.
"Ampliamos a atuação da Fundetec, otimizando espaços e equipamentos. O coworking, por exemplo, foi inaugurado em 2018 e tem por objetivo incentivar a troca de ideias, compartilhamento, networking e colaboração entre profissionais de diferentes áreas. nas modalidades plano de uso por hora, 40 Horas, 100 horas ou Full time", detalhou Alcione.
O empreendimento incubado fica instalado no espaço físico do Centro Incubador Tecnológico da Fundação, com toda a infraestrutura física da incubadora e serviços segundo Alcione. O CIT tradicional conta hoje com seis empresas condôminas e quatro empresas graduadas, totalizando dez empresas incubadas. Desde a criação, em 2002, já graduou 27 empresas dos mais diversos setores da economia, desde agroindústria, biotecnologia, meio ambiente, alimentício, eletrônico, entre outras.
MAIS CESSÍVEL
Está aberto o edital de incubação que agora oferece acesso facilitado aos interessados. Para aderir já não é preciso, por exemplo, CNPJ. Pessoas com CPF podem submeter a inscrição. Não há mais a necessidade de Plano de Negócios e sim Proposta de Incubação. Além disso, o processo é todo digital e não há mais a necessidade de impressão e separação de documentos em envelope, bem como da entrega desses envelopes fisicamente à Fundetec. O edital é permanentemente, aberto até dezembro de 2018, com dois ciclos de incubação: julho a setembro e outubro a dezembro.
De acordo com Alcione, podem se inscrever empresas ou grupos empresariais que desejam criar um novo negócio (spin-off) e que precisam validar o mercado e de suporte para o início das atividades operacionais, pode ser um produto, processo ou método ou sistema ou serviço especializado, com caráter inovador. "Ou qualquer pessoa que tenha uma ideia ou projeto para o desenvolvimento de um produto, processo, método, sistema ou serviço especializado, com caráter inovador", detalhou.
Informações sobre o processo podem ser obtidas no site da Fundetec. Todo o processo precisa ser consultado pelo Sistema Bússola.
REFERÊNCIA
Outra novidade implantada este ano é o "Projeto Criar", um espaço dentro da Fundação voltado para a formação de professores e de alunos de várias cidades da região em criatividade e robótica. Hoje Cascavel é referência para Toledo e vários municípios da região.
Saiu da Fundetec, também, o DiSS (Dispositivo Inteligente de Segurança e Serviço), cujos dois protótipos já estão em uso, um no Bairro Interlagos e outro em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, visando à segurança da população.
HOMENAGENS
Durante a Escola também foram homenageados os servidores da Fundetec que se destacaram e contribuíram para o sucesso da 1ª Feira de Inovação de Cascavel, a Technovação, que foi realizada em maio no Centro de Convenções e Eventos em parceria com a Abipir (Associação Brasil Internacional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores), reunindo mais de 10 mil participantes e já garantindo a segunda edição para o mês de maio de 2019. (Foto: Secom)