Protagonismo marca 1º ano da diretoria da OAB Cascavel
O primeiro ano da nova gestão da Subseção de Cascavel da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), iniciado em 2022, foi marcado por iniciativas que elevaram o nível de qualidade e comprometimento, gerando a superação de desafios e a concretização de feitos. De acordo com o balanço das ações, os resultados não demoraram a aparecer.
O primeiro passo foi a parceria com o Sebrae/PR para a realização de um planejamento estratégico. Subsidiada pela seccional, a OAB Cascavel foi a pioneira a utilizar este recurso junto às suas comissões. De acordo com o presidente Alex Gallio, o impacto foi percebido logo nos primeiros meses do ano.
"Houve um aumento muito grande de produtividade. Conseguimos comprovar que as comissões são fundamentais para o próprio sistema e para a comunidade. O planejamento estratégico trouxe uma visão mais profissional e fez com o que os membros das comissões pensassem sobre seus objetivos e metas", indica Gallio.
Com este ajuste, foram realizados 36 eventos - entre festivos, científicos, de qualificação e capacitação - abrangendo um público de 4.500 advogados. "Fechamos várias parcerias para ações sociais junto à comunidade, entre elas a arrecadação de materiais escolares para crianças da periferia; e um evento para idosos, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social, com a finalidade informá-los sobre os seus direitos. O encontro ocorreu em nosso Centro de Convivência", exemplifica o presidente.
Ele também cita a parceria com a Secretaria Municipal de Política sobre Drogas e Proteção à Comunidade, que interligou o trabalho das comissões da Mulher Advogada e da Saúde para fornecer orientação jurídica e assistência à população em vulnerabilidade social.
"Esse é o protagonismo que queremos, não apenas junto à sociedade civil organizada, mas que de fato cumpra com um papel de responsabilidade social e sempre próximo dos advogados", destaca.
REPRESENTATIVIDADE
Na representatividade pela classe, a subseção foi responsável por levantar dois importantes temas: pedido de providências do inquérito das fake news e a nota de repúdio com relação à censura prévia imposta pelo ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, que culminou no apoio das maiores e principais subseções do Paraná.
O saldo conta com a presença da OAB Cascavel em três colégios de presidentes de subseções, em Curitiba, Cianorte e Guaíra. "Em Cianorte fizemos o uso da palavra na presença do presidente do CFOAB (Conselho Federal da OAB), Beto Simonetti, na qual cobramos publicamente pauta antiga da subseção, que são as eleições diretas para o presidente do conselho federal", relembra.
A atual gestão também foi responsável pela criação do primeiro Podcast das Comissões da OAB, a pioneira no Paraná nesta abordagem. Em 2023, com recurso da seccional, por meio do programa de inovação das subseções, será instalado o estúdio de videocasts em Cascavel, com toda a tecnologia adequada para áudio e vídeo. O foco será informação de qualidade para a sociedade e um espaço plural para os advogados.
COMISSÕES E MANUAL
Cinco novas comissões foram criadas em 2022. São elas: Comissão de Ética e Marketing; Comissão Especial do Terceiro Setor; Comissão de Educação Infantil; Comissão de Execução Penal; e Comissão de Estudo de Porte de Armas de Fogo para Advogados.
Em 2024, a OAB Cascavel completará 50 anos, o que a tornará uma fonte rica de histórias e personagens da advocacia. Fotos, matérias de jornais e itens de arquivo vão compor um memorial anexo à sede. O projeto envolve advogados mais experientes que estão imbuídos de reunir o material para contar essa história e o novo espaço, cujo projeto arquitetônico já está em fase de finalização, reunirá equipamentos antigos (máquinas de escrever, computadores, disquetes), bem como becas, livros, sentenças, muitas fotos e histórias dos advogados.
JORNADA PRÓSPERA
Ao fazer um balaço do primeiro ano de gestão, Alex Gallio diz que os dados mostram que a OAB Cascavel tem se direcionado à missão de qualificar e capacitar a advocacia, fomentando o trabalho de todas as comissões, e ampliando sua conexão com a comunidade em que está inserida.
"A subseção de Cascavel não economiza ações para que todos os projetos apresentados pelas comissões sejam efetivamente realizados. Isso traz um diferencial muito importante junto à sociedade, não somente para o público interno mas também para a comunidade", finaliza ele, que tem como colegas de diretoria Deisi Cardoso (vice-presidente), Charles Lustosa (tesoureiro), Josnei Oliveira da Silva (secretário geral) e Clarissa Sgarioni (secretária geral adjunta). (Foto: Arquivo OAB)