Carro voador: 1ª decolagem na América Latina será no Paraná
O reconhecimento internacional de Curitiba como cidade inteligente e inovadora fez com que a empresa chinesa EHang, uma das líderes do mercado mundial em mobilidade urbana aérea, escolhesse a capital paranaense para realizar o primeiro voo na América Latina de uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical.
Conhecida como eVTOL, essa espécie de carro voador promete ser a revolução em mobilidade urbana e já vem sendo testado em fase comercial em outros países do mundo. Ela funciona com bateria elétrica e pode atingir até 3 mil metros de altitude.
A proposta de ter a capital paranaense para iniciar as operações no Brasil foi apresentada ao prefeito Rafael Greca na tarde desta quinta-feira (19/1), pelos sócios da AT Global, representante da empresa chinesa no Brasil e que vai desenvolver seus estudos de viabilidade justamente em Curitiba.
Para que o projeto se concretize, a EHang, por meio da AT Global, vai também buscar a regulamentação de voos tripulados neste tipo de aeronave junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A intenção é que uma primeira demonstração, ainda sem tripulantes, seja realizada durante a quarta edição do Smart City Curitiba Expo, que será realizada entre 22 e 24 de março. "Seria um grande presente de 330 anos para Curitiba", disse Greca na ocasião.
O CEO da AT Global, Alexandre Daltro, explicou que a EHang vislumbrou em Curitiba a vitrine ideal para iniciar as operações do eVTOL nos países da América Latina. Ele também presenteou o prefeito com uma réplica em miniatura do eVTOL EH216 AAV, o modelo que já está no mercado para voos tripulados para dois passageiros.
O QUE É
Apesar de ainda parecer uma possibilidade de transporte para o longo prazo, o eVTOL é uma opção para a criação de um novo sistema de mobilidade urbana e que já é realidade em outras cidades do mundo.
Trata-se de um veículo inteligente, sem piloto, que realiza percursos previamente programados, com tecnologia semelhante aos drones. Sua proposta é ser mais popular que o helicóptero - com quem compartilha a forma de pouso e decolagem, feitos na vertical - com menor custo e maior agilidade.
Cidades da China, Canadá e Estados Unidos, por exemplo, já receberam testes de voos tripulados. Na semana passada foi a vez da Espanha, quando esse veículo aéreo autônomo foi utilizado em missões de emergência da Polícia Espanhola.
Apresentado como uma alternativa de mobilidade segura, o eVTOL também se alinha com as políticas sustentáveis, por não ter a emissão de CO2.
Além de realizar voos comerciais ou turísticos de viajantes, também pode atuar em logística, na entrega mercadorias; na segurança pública, em operações de vigilância, de resgate e de acesso a áreas de risco; também na saúde, agilizando deslocamentos de emergência e de transporte de órgãos para doação, entre outras possibilidades.
Essas aeronaves funcionam com bateria elétrica e podem atingir até 3 mil metros de altitude. (Foto: Reprodução Facebook)