Adelino deixa Assembleia já com planos para voltar
Na série de entrevistas que o site da Assembleia Legislativa vem postando com deputados que se despedem no fim de janeiro, já que não se reelegeram, nesta segunda-feira (16) foi a vez do cascavelense Adelino Ribeiro, que atuou na Casa por três legislaturas com foco principalmente na saúde, na educação e na segurança pública.
"Sei da dificuldade de chegar a este cargo tão importante. Queria agradecer a todos pelos dois mandatos. Agora estou aqui cumprindo o terceiro, quando retornei há 15 meses. São 15 meses cumprindo esta missão. Saí de uma vida muito difícil para chegar ao posto de deputado estadual. Tenho muita gratidão a todo cidadão que me deu a oportunidade de estar aqui com grandes deputados", disse ele.
A trajetória de Ribeiro na Alep se iniciou quando se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 2010, com cerca de 30 mil votos. Foi reeleito em 2014 com 42 mil votos. Na eleição de 2018 não conseguiu a votação suficiente para retornar à Assembleia, no entanto, Adelino Ribeiro assumiu uma das vagas deixadas após decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassando o mandato do ex-deputado Delegado Francischini. O Tribunal determinou a anulação dos votos recebidos por Francischini e a recontagem da votação. Dessa forma, Adelino Ribeiro voltou à Assembleia nesta Legislatura.
Na Casa, ele foi presidente da Comissão de Educação, presidiu a CPI dos Planos de Saúde e integrou ainda as CPIs do SUS, do Pedágio e da Telefonia. Instaurada por iniciativa do parlamentar em novembro de 2012, a CPI dos Planos de Saúde investigou as denúncias de descumprimento das normas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). A Comissão aprovou relatório sugerindo uma série de medidas que deveriam ser adotadas pela ANS e pelas operadoras de planos de saúde. Na Assembleia, também foi um dos autores da Lei 19.378/2017, que instituiu o Dia de Combate e Conscientização Contra o Assédio nos Transportes Coletivos, a ser celebrado anualmente em 13 de outubro.
"Sempre usei meu mandato para estar ao lado da população", garantiu. "Fica meu até breve, pois não paro por aqui. Quem teve uma vida de vendedor de loteria por 25 anos não para por aqui. Ninguém acreditaria que eu chegaria a ter a oportunidade de representar o cidadão paranaense. Na minha simplicidade, eu visito as famílias que represento para agradecer a oportunidade de ser parlamentar. Por isso, quero agradecer o aprendizado que tive com vários deputados. Sei o quanto levo dessa experiência importante na minha vida", finalizou. (Foto: Dálie Felberg/Alep)