Agentes de saúde vão vistoriar quase 5 mil imóveis em Cascavel
O Departamento de Vigilância em Saúde dá início nesta segunda-feira (16) ao 1º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral) de 2023, que irá se estender até quarta-feira (18). Nesse período, os agentes de endemias vão vistoriar 4.750 imóveis para apurar o índice atual de infestação do mosquito da dengue em Cascavel.
Os quarteirões sorteados estão distribuídos em 106 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, ou seja, serão realizadas visitas em todos os bairros da cidade, cujo levantamento mais recente, de outubro de 2022, registrou infestação baixa, de 0,6%, aquém do 1% preconizado pelo Ministério da Saúde.
Durante a realização do LIRAa são coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. Sendo assim, mesmo imóveis que foram visitados recentemente poderão ser novamente inspecionados.
A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população na recepção dos agentes de endemias para a realização da vistoria, pois trata-se de um trabalho fundamental no combate ao Aedes aegypti. (Foto: Secom/PMC)