Humanização necessária
De todos os comentários em torno do suicídio de uma acadêmica de Medicina da Unioeste que saíram na mídia e nas redes sociais desde a última sexta-feira, o mais sensato foi feito, sem dúvida, o artigo feito por Luiz Fernando Reis, professor do curso de Enfermagem e representante do Sindicato dos Docentes. Apesar de chamar atenção para o fato de esse trágico desfecho estar distante de ser consequência unicamente de fatores relacionados à vida acadêmica, ele pôs o dedo na ferida e relatou que cruza diariamente, nos corredores da instituição, com estudantes que trazem estampados no rosto sinais de "tristeza, cansaço e sofrimento" e confirmou a existência de professores que preferem "os rigores do inverno à alegria da primavera". Em outras palavras, não se fez de rogado e deu a entender que a comunidade acadêmica tem razão quando reclama da falta de uma conduta adequada de alguns docentes, que parecem se travestir de algozes ao adentrarem a sala de aula, gerando com isso um ambiente de terror que em nada contribui para a melhoria do aprendizado, muito pelo contrário. Que desse episódio brote a luz necessária para a humanização da relação entre a universidade e a comunidade estudantil.
Pesar não...
Apesar da intensa repercussão, a Unioeste se limitou a emitir uma nota de pesar em seu site em que nada faz além de comunicar que a ex-futura médica Julia Fernandes dos Santos, 21 anos, foi sepultada no sábado, em Nova Aurora, e que "se solidariza com a família enlutada".
...é suficiente
Tomara a universidade não fique apenas nisso, mas também adote medidas concretas para enfrentar esse problema, que vem de longa data e é comum a praticamente toda rede escolar pública brasileira, cujo ensino é um dos mais caros e, ao mesmo tempo, um dos piores do mundo, conforme números recentes apresentados por instituições internacionais.
Dias decisivos
Embora o prazo para as convenções se estenda por mais tempo, esta semana será decisiva para a definição da provável candidatura do advogado cascavelense Juliano Murbach a vice-governador. É que a convenção para homologação do ex-veredor curitibano Jorge Bernardi como candidato a governador na chapa DC/PSL/PSDC está marcada para a manhã de domingo.
Acordo branco
Com o PSDB fora da chapa de Cida Borghetti, tese que era defendida pela maioria dos deputados tucanos, Beto Richa deverá lançar uma candidatura solteira a senador e com forte apoio da aliança pró-Ratinho Jr ao Governo do Paraná. Trata-se de uma espécie de acordo branco que já teria tirado da disputa ao Senado os deputados federais Fernando Francischini e Idekazu Takayama. É isso, ao menos, que se ventila nos bastidores.
Novo Centrão
Oito partidos de centro se articulam para lançar uma candidatura conjunta ao Palácio do Planalto, que tudo indica será a de Alvaro Dias. Integram o grupo Podemos, PSC, Patriota, PRTB, PTC, PSDC, Avante e Pros, que, juntos, contam com dois minutos de tempo no rádio e na televisão e algo em torno de R$ 100 milhões do Fundo Eleitoral.
* Pílulas
* O leitor lembra do "pedágio baixa ou acaba", mote da campanha que levou Roberto Requião à vitória na eleição de 2002? * Pois é, o mesmo discurso está sendo requentado 16 anos mais tarde. No que isso vai dar, só o tempo dirá. * O ex-governador Mário Pereira foi um dos emedebistas históricos do Paraná escalados para fazer a saudação a Henrique Meirelles no encontro desta tarde, em Curitiba. * O ex-ministro da Fazenda veio ao Paraná em busca de apoio para consolidar sua candidatura pelo partido à sucessão do presidente Michel Temer. * Por falar em Temer, ele viajou ao México hoje, logo após passar o cargo à ministra Cármen Lúcia. * Esta, aliás, é a quarta vez que a presidente do Supremo assume interinamente o comando do governo. * Quanto mais o tempo passa, mais as câmaras de vereadores viram trampolim para políticos que querem alçar voos maiores. * Só em Curitiba, nove vereadores atuais devem concorrer a cadeiras na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Já em Cascavel são pelo menos quatro.