Coronel Lee fecha mandato dedicado à segurança pública
Na série de reportagens que vem fazendo com os deputados que estão se despedindo da Casa, o site da Assembleia Legislativa do Paraná exibe nesta quarta-feira (11) uma matéria com o Coronel Lee, que não foi bem sucedido na tentativa de se eleger deputado federal no pleito de outubro próximo, mas planeja seguir na defesa das forças de segurança do Estado mesmo sem mandato.
"Meu objetivo é encerrar as atividades no parlamento e levar o aprendizado dos quatro anos para a vida", diz Lee, que preside até o fim deste mês a Comissão de Segurança Pública da Alep, destacando alguns projetos que asseguraram avanços aos profissionais da área. "A Polícia Militar do Paraná foi a única categoria profissional a ficar de fora da aposentadoria complementar, que abrangeu todo o resto do funcionalismo", cita ele.
Para o deputado cascavelense, a ação em conjunto com os parlamentares da Comissão foi uma grande vitória para os policiais. Em outra frente, ele destaca o reconhecimento do Batalhão Ambiental com autoridade de meio ambiente, sem convênio com nenhum outro órgão ambiental. "É um avanço muito grande, inclusive em nível nacional", diz.
Uma das iniciativas apresentadas por Lee e que hoje é lei no Paraná é o projeto Vizinho Solidário (Lei 21.027/2022), para que as vizinhanças se articulem em redes de cooperação para denunciar atividades suspeitas às autoridades e evitar crimes. Outra é a instituição do Dia do Militar Estadual Veterano (Lei 20.257/2020) celebrado no dia 1º de outubro, projeto elaborado por ele em conjunto com Rubens Recalcatti, falecido em abril de 2021, e que objetiva valorizar aqueles que dedicaram suas carreiras profissionais à corporação. (Foto: Orlando Kissner/Alep)