Univel representa o PR em reunião do Projeto Rondon
A Univel, de de, foi a única instituição privada de ensino superior do Paraná a participar da XIV reunião de professores do Projeto Rondon, evento que realizada a cada dois anos pelo Ministério da Defesa. A pró-reitora pedagógica Viviane da Silva e a professora Kátia Salomão estiveram em Salvador (BA) participando do encontro, que é destinado a discutir novas estratégias.
O Projeto Rondon foi lançado em 1967 e regulamentado pela Lei n 6.310, de 15 de dezembro de 1975, e seu objetivo é abrir novas trilhas e ampliar as ações já existentes nas áreas do desenvolvimento nacional sustentável, dos direitos humanos, da democracia e da cidadania. E assim tem sido feito nas mais de 80 operações realizadas nos últimos 16 anos.
Mais do que oferecer suporte para comunidades marginalizadas, o projeto tem compromisso com a formação cidadã dos estudantes universitários, levados a vivenciar outras culturas e a conhecer um Brasil que normalmente está fora dos holofotes. Além do Ministério da Defesa, sua execução envolve vários outros ministérios, os Batalhões de Infantaria do Exército, os governos estaduais e instituições de ensino superior.
A professora Kátia Salomão ressalta que participar do Projeto Rondon, bem como destes encontros de capacitação e alinhamento, sempre traz para as instituições de ensino superior contribuições importantes na busca de aperfeiçoamentos e novas oportunidades de ampliar conhecimentos e informações.
A acadêmica de direito Brenda Moraes participou da Operação Amapá, realizada neste ano e marcada por diversas oficinas e palestras para a comunidade local. "Eu já tive contato com outros trabalhos voluntários, mas essa foi a experiência mais intensa, que mudou a minha vida. É interessante, pois usamos o conhecimento adquirido durante a graduação e além de ensinar, também aprendemos com eles", destaca. (Foto: Divulgação)