Saúde projeta alcançar 100% de cobertura básica até o fim do ano
A cobertura da atenção primária em saúde da Prefeitura de Cascavel saltou de 50% em 2016 para 87% em 2022. E o plano para 2023 é fechar em 100%, conforme números apresentados pelo secretário municipal Miroslau Bailak durante a primeira Escola de Governo do ano, evento destinado a fazer uma prestação de contas ao funcionalismo e à população.
Para atingir essa meta, uma das ações mais importantes é criar 35 novas equipes de saúde da família. "Ainda estamos nos recuperando com calma e em 2023 a nossa proposta é de fazer muito melhor. Aliás, o nosso maior tesouro é a saúde, então vamos fazer o possível. Faça a sua parte, porque que na nossa gestão estamos fazendo a nossa seguramente", pontuou Miroslau.
Segundo ele, o número de consultas médicas saltou de 263 mil em 2016 para 429 mil em 2022, uma evolução de 62,72%. Na área odontológica, os dados também são muito positivos, com o número de atendimentos saltando de 74 mil para mais de 86 mil em seis anos.
E no cronograma de obras para este ano, o destaque é a construção da USF Lago Azul e da USF Santa Felicidade, bem como a reforma das unidades de saúde do interior, do Santa Cruz e do Hospital de Retaguarda. Além disso, a administração já deu início ao processo de captação de recursos para construção também das novas unidades das USFs Interlagos, Alto Alegre, XIV de Novembro, da Rua Cuiabá, Ipanema e também do posto Central.
OUTRAS ÁREAS
"A retrospectiva de 2022 que apresentamos mostrou que, ainda que com muitas dificuldades e na saída de uma pandemia, pudemos avançar muito em todas as áreas, do econômico ao social. Agora traçamos o desafio de intensificar os resultados, começando pelas grandes obras. A segunda fase da Avenida Piquiri, a Avenida Carlos Gomes, a construção da nova escola Kelly Cristina e a implantação de lâmpadas em LED em todos os distritos são algumas das grandes ações que compõem este cardápio", detalhou o prefeito Leonaldo Paranhos. (Foto: Secom/PMC)