Direção-geral da Itaipu estaria entre Jorge Samek e Enio Verri
"Após a definição dos ministros do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a corrida agora é por cargos de importantes estatais que ainda estão sem comando da nova gestão. Para o posto de diretor-geral brasileiro da hidrelétrica da Itaipu Binacional, estão no páreo os nomes do engenheiro agrônomo e ex-diretor geral da usina Jorge Samek e do deputado federal do Paraná Enio Verri. Os dois nomes estão na mesa do presidente Lula para escolha final".
Este é o conteúdo de nota publicada nesta segunda-feira (9) no site do Valor Econômico, dando a entender estar muito próxima a definição de Luiz Inácio Lula da Silva sobre o principal cargo na hidrelétrica, com sede em Foz do Iguaçu, e que ainda está sendo comandada pelo almirante Anatalício Risden Junior, nomeado há um ano pelo agora ex-presidente Jair Bolsonaro. Com a crise institucional causada pela invasão das sedes dos três poderes, ontem (8), em Brasília, é possível que o presidente retarde essa definição em alguns dias.
A favor de Samek (foto) pesa o fato de ser muito próximo de Lula e já ter ocupado o cargo por 14 anos, mas para o Oeste paranaense a opção pelo nome de Verri, que é economista e professor licenciado da UEM, pode ser mais interessante do ponto de vista da representação política, porque nesse caso quem assumirá na Câmara dos Deputados será Elton Welter, ex-deputado estadual e atual vereador de Toledo, que ficou na primeira suplência do PT com 21.118 votos. (Foto: Arquivo Itaipu)