Truck terá limite de 52 inscrições e estadual de kart terá etapa única
Depois de superar todas as expectativas no ano passado, a Fórmula Truck se prepara para 2023, com a abertura da temporada marcada para o dia 12 de março, em Guaporé (RS). E uma das primeiras novidades anunciadas por Gilberto Hidalgo, presidente da categoria, é o limite de 52 caminhões, 26 para cada categoria.
E a partir de agora as duas categorias serão separadas, fazendo com que cada etapa tenha quatro provas e seja mais atrativa ao público. A categoria GT Truck terá caminhões com motores eletrônicos, com 800cv, mais 10%. Já a categoria Fórmula Truck abrigará os caminhões motores à bomba injetora, com potência de 700cv, mais 10%.
Hidalgo ressalta que tem muitos pilotos interessados em ingressar Fórmula Truck, por isso resolveu estabelecer o limite máximo de 52 caminhões. "Com as categorias separadas, teremos quatro provas na programação do fim de semana, o que fará com que cada etapa seja um Racing Day. Com a limitação da potência a estes patamares, buscamos a durabilidade dos motores, sem prejuízo da modernidade e trazendo economia aos pilotos e equipes. Estes motores poderiam chegar facilmente a 1.200cc. Estamos centrados em incentivar a dar apoio às novas equipes", ressalta.
KART
Já no kart, o Campeonato Paranaense voltará a ser disputado neste ano em etapa única, que realizada de 7 a 9 de setembro, mas em local ainda a ser definido pela FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo).
A entidade também divulgou o calendário do Campeonato Paranaense Light de Kart, que terá suas seis etapas em Londrina; a Copa União, com provas em Campo Mourão, Paranavaí, Rolândia e Loanda; a Copa Interior, também com seis etapas, em Maringá. Já o calendário dos campeonatos de Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Guarapuava será divulgado nos próximos dias. (Foto: Vanderley Soares/Divulgação)