Novo método garante agilidade na análise da qualidade da água
O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) obteve nova acreditação junto ao Inmetro para realizar ensaios por cromatografia de íons, técnica analítica que possibilita maior agilidade nas avaliações de conformidade da água para inúmeras aplicações.
A cromatografia de íons é uma técnica analítica rápida e eficaz que permite identificar a quantidade de cátions e ânions, como o cálcio, o magnésio, o sulfato, o fluoreto, o nitrato e outros íons presentes na água. Até então, para se determinar a composição inorgânica de uma água era necessária a aplicação de diversas técnicas analíticas individuais que resultavam em maior tempo e custo para a obtenção dos resultados.
A identificação dos cátions e ânions presentes na água é necessária em inúmeras situações e esta análise é feita para atender a requisitos de diversas normas técnicas e legislações, como as normas de qualidade da água para usos industriais, as Resoluções do Ministério do Meio Ambiente e aquelas do Ministério da Saúde.
Estas normas e legislações objetivam a garantia do uso da água adequada a cada destinação, evitando-se, por exemplo, situações e risco como incrustações de tubulações industriais, o acúmulo de substâncias indesejáveis no organismo de um paciente renal ou mesmo o consumo em excesso de águas minerais contendo alta dureza por pessoas com tendência a formar cálculos renais.
A avaliação da qualidade da água é apenas um dos serviços tecnológicos ofertados pelo Tecpar, que também realiza ensaios e soluções tecnológicas em áreas como saúde, meio ambiente, energia, tecnologia de materiais, agronegócio, certificação e inspeção, assessoria em negócios e medições e validação, podendo apoiar as indústrias e empresas paranaenses no desenvolvimento e na melhoria de seus processos. (Foto: Tecpar)