Cascavel tem serviço gratuito de coleta de lixo eletrônico, sabia?
É comum ter em casa computadores, laptops, celulares, televisores, câmeras e outros equipamentos obsoletos, quebrados ou queimados, mas poucas cidades dão a devida destinação a isso como acontece em Cascavel, cuja Prefeitura mantém parceria com uma gestora de logística reversa que disponibiliza um ponto para entrega voluntária e sem custos desses eletrônicos, localizado no Ecoponto da Manaus e que atende de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30.
A Secretaria de Meio Ambiente realiza ao longo de todo ano a coleta desses itens gratuitamente. Para agendar o recolhimento, que é feito num prazo de até 30 dias, basta o interessado ligar para 3902-1392 ou 3902-1383 e agora também pelo Whatsapp (45) 99146-1501.
As consequências do descarte incorreto de eletrônicos vão além dos impactos ambientais. Alguns metais utilizados na fabricação desses produtos podem causar graves problemas de saúde. "Por isso, a reciclagem, a economia circular e a logística reversa são as possibilidades indicadas para destinação desse tipo de material", alerta o diretor do Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima.
Vigora no Brasil desde 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10), que obriga fabricantes, distribuidores, comerciantes, consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza a tomarem medidas para minimizar o volume de resíduos gerados e instituir uma cadeia de recolhimento e destinação ambientalmente adequada pós-consumo. (Foto: AGBR)