Católicos de luto: morre o Papa Emérito Bento XVI
"É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível", diz breve comunicado postado no perfil de notícias do Vaticano no Twitter na manhã deste sábado (31).
Primeiro Papa a renunciar nos últimos 600 anos, Bento XVI (Joseph Ratzinger) estava com 95 anos e permaneceu quase oito anos no comando da Igreja Católica, notabilizando por questões mais conservadora nas questões morais.
"No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado", disse ele, em latim, ao surpreender o mundo anunciando a decisão de renunciar, dez anos atrás.
Nascido em 16 de abril de 1927 em Marktl, na Alemanha, Ratzinger viveu a infância em meio aos horrores do nazismo e sucedeu no comando da Igreja Católica a João Paulo II, falecido em 2005. O nome de Bento XVI foi escolhido por ele próprio em alusão a Bento XV (Giacomo della Chiesa), que comandou os católicos durante um dos períodos mais conturbados da humanidade, devido à Primeira Guerra Mundial.
Para críticos e historiadores, o grande legado de Bento XVI são os seus textos teológicos, que ainda serão estudados por muitas gerações. A série de livros "Jesus de Nazaré" contou a história da vida de Jesus com toques de história e teologia. Foi best-seller em muitos países.
VELÓRIO
A despedida ao Papa Emérito acontecerá na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a partir de segunda-fiera (2). O velório irá durar até três dias e sepultamento será realizado na quinta-feira (5) de manhã. (Foto: Wikipedia)