Posse de Lula/Alckmin terá forte aparato de segurança
Portaria publicada nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União pelo Ministério da Justiça reviu a programação inicial e autorizou o uso também da Força Nacional no esquema de segurança que está sendo montado para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice Geraldo Alckmin, marcada para domingo (1º), em Brasília.
De acordo com o documento, os militares participarão das atividades de escolta, em apoio à Polícia Rodoviária Federal, em caráter episódico e planejado, e permanecerão a postos também na segunda-feira (2). Além disso, o STJ atendendo pedido da PF e suspendeu o porte de armas em todo o Distrito Federal das 18h desta quarta até as 18h da próxima segunda (2).
O que se verá no domingo será o maior esquema de segurança já montado para um evento político no País diante do clima tenso que tomou conta da capital federal com as manifestações de bolsonaristas e se agravou com a tentativa de explodir um caminhão de combustível na entrada do aeroporto, no último sábado (24).
ROTEIRO
A posse de Lula e Alckmin será dividida em três momentos distintos e irá durar o domingo todo. Pela manhã haverá cortejo popular e início da série de shows musicais programados, à tarde o cerimonial propriamente dito e à noite, diversos outros shows. A programação da tarde será a seguinte:
13h45 - Chegada de convidados, chefes de Estado e de governo ao Congresso Nacional;
14h20 - Chegada do presidente eleito e vice-presidente à Catedral de Brasília;
14h30 - Desfile do cortejo presidencial em carro, da Catedral ao Congresso Nacional;
14h40 - Recepção de Lula e Alckmin no Congresso pelos presidentes da Câmara e do Senado;
15h00 - Abertura da sessão solene de posse;
15h50 - Deslocamento do presidente e do vice para a Sala de Audiências da Presidência do Senado;
16h05: Saída da sala de audiências e início da cerimônia externa de honras militares;
16h20: Saída do presidente e do vice para o Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/AGBR)