Nova ponte Brasil-Paraguai recebe os últimos arremates
Com a parte estrutural já concluída e passando pelos arremates finais, como a instalação dos guarda-corpos internos e externos, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai passou com nota máxima em um teste de fogo executado pelo DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), órgão responsável pela obra, que é financiada com recursos da Itaipu.
O Ensaio Dinâmico, como é chamado o procedimento operacional, consiste na passagem de veículos com diferentes velocidades e sentidos para testar a estrutura. Realizado há vários dias, ele é um dos destaques da mais nova edição do boletim informativo, instrumento de acompanhamento do andamento do projeto e que acaba de ser impresso. Seis caminhões betoneiras carregados com aproximadamente 30 toneladas de brita cada cruzaram lado a lado a ponte, que não teve qualquer abalo.
O documento também explora o andamento das obras na nova rodovia de acesso à ponte segunda parte do projeto e indispensável para a liberação do tráfego de veículos. O pacote inclui uma ligação entre a BR-277 e o trevo de acesso à Argentina, por onde será desviado o tráfego dos veículos pesados que circulam entre os dois países.
A Ponte da Integração, mais conhecida como Segunda Ponte, foi construída sobre o Rio Paraná, no bairro Porto Meira, próximo à Tríplice Fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina. No lado paraguaio, a obra fará ligação com o município de Presidente Franco, vizinho de Cidade de Leste, onde fica localizada a Ponte da Amizade. (Foto: Divulgação DER-PR)