Direito da Univel integra acadêmicos e comunidade
As turmas do segundo período do curso de Direito - Extensão, sob o comando do professor Leonardo Garcia, promoveram um circuito de palestras para a comunidade de Cascavel intitulado "Justiça Consensual para Todos". Cada uma das três turmas elaborou nove apresentações com o objetivo de promover o desenvolvimento acadêmico dos discentes envolvidos e a ampliação do acesso da comunidade à justiça via métodos consensuais.
Ao longo do primeiro bimestre os acadêmicos estudaram conteúdos teóricos e receberam capacitação sobre Métodos Consensuais, inclusive com profissionais da área. No segundo bimestre a pesquisa foi ampliada e houve a divisão das turmas em grupos com temas específicos sobre os métodos. E no último momento, cada turma promoveu uma manhã/noite de apresentações sobre métodos consensuais para integrantes do Conselho do Idoso, Conselho da Comunidade, membros da OAB Cascavel, integrantes do Cejusc Cascavel, assistentes sociais, psicólogos e membros da comunidade em geral.
A organização do evento também teve participação dos acadêmicos do curso de Comunicação da Univel e, ao todo, foram feitas 27 apresentações com aproximadamente 140 acadêmicos e 60 ouvintes.
A acadêmica Elizinete Reis diz que participar do projeto foi gratificante e que isso fez com que ela aumentasse seu apreço pela profissão. "Sinto-me extremamente grata por participar deste projeto. Tive a oportunidade de aprender muito. Foi satisfatório ver a evolução dos acadêmicos envolvidos, saber que juntos conseguimos tornar o evento único".
Para a acadêmica Gabriely Liberali, a esse trabalho oportunizou um olhar diferenciado para as formas de resolução de conflitos. "Foi ótimo poder transmitir o que aprendemos em sala e trabalharmos para construir o projeto, ter o contato com a comunidade foi essencial para o nosso conhecimento. Acredito que seja uma parte do curso mais humanista e necessária para fazer de fato Justiça Para Todos".
Já a acadêmica Hellen Nogueira acredita que além de levar o conhecimento para a sociedade que está fora da universidade, isso também ensinou os acadêmicos a criarem um pensamento voltado para além de sua bolha de convivência. "É muito vantajoso em um único projeto aprendermos um conteúdo tão rico para o desenvolvimento jurídico e social. Acredito que assim como eu, todos os meus colegas que tiveram a grande oportunidade de participar desse projeto evoluíram de alguma forma".
Para o professor Leonardo Garcia, responsável pela disciplina, o modelo de aprendizagem de extensão é enriquecedor, porque fomenta um bom desenvolvimento acadêmico para os extensionistas, assim como conduz ao protagonismo e à integração destes com a sociedade, ampliando a consciência social de cada um. (Foto: Divulgação)