Cidade de Toledo ganhará novos parques ambientais
Cinco estações de tratamento desativadas pela Sanepar na cidade de Toledo, que passam pelo processo de demolição, vão ser transformadas em pequenos parques ambientais em uma iniciativa sugerida pelo Ministério Público e acatada pela empresa de saneamento e pelo Município.
A Sanepar já finalizou o trabalho de demolição e descaracterização da antiga ETE Paulista, próxima ao centro da cidade e às margens do Rio Toledo, cuja área será agora doada à Prefeitura e transformada no primeiro desses parques.
E outras quatro estações - Dom Pedro II, Parizotto, Santo Campagnolo e Industrial - estão em processo de demolição, que deve ser concluído em março de 2023, e as áreas também serão doadas para a criação de parques. Elas foram todas substituídas por duas novas estações, mais modernas e eficientes.
O trabalho de descaracterização tem investimentos de quase R$ 980 mil. O processo consiste em remover todo o lodo proveniente do tratamento do esgoto, demolir a estrutura de alvenaria e concreto e fazer a colocação de terra e plantio de grama. Na recuperação do local, também é feita a descontaminação e a eliminação de odores por meio da aplicação de cal hidratada. (Foto: Divulgação Sanepar)