De helicópteros a diciclos: as armas da Operação Verão
No que depender da estratégia das forças de segurança pública do Paraná, quem escolher o Litoral do Estado para curtir o período de veraneio poderá fazê-lo com tranquilidade. Com as primeiras ações já em curso desde o último fim de semana, a Operação Verão vai mobilizar uma megaestrutura para assegurar que o período transcorra sem maiores sobressaltos.
A Polícia Civil, por exemplo, disponibiliza desde a última sexta-feira (16) 287 delegados, investigadores, papiloscopistas e escrivães, que além do trabalho burocrático em si participarão de ações educativas. Haverá até uma delegacia móvel, que funcionará em um ônibus.
O Corpo de Bombeiros Militar está disponibilizando mais de 900 homens em postos de guarda-vidas de 113 locais, motos aquáticas e viaturas. Já a Polícia Militar, além de um efetivo de mais de 620 homens, empregará pela primeira vez dois helicópteros, um deles para operações de segurança propriamente ditas e outro para serviço aeromédico, além de diciclos, que facilitam a mobilidade na areia e locais próximos, e UTVs, uma espécie de "buggy" com capacidade para até quatro pessoas e tração 4x4, que permitem acessar áreas inóspitas com rapidez.
Vale ressaltar que esse esquema todo foi pensado para atender não só as pessoas que forem passar as férias no Litoral, mas também nas praias de água doce, como é o caso das prainhas artificiais existentes às margens do Lago de Itaipu, no Oeste do Estado. (Foto: Divulgação PM/PR)