Dnit não age e DER fará obras emergenciais para evitar o caos
Por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), o Governo do Paraná decidiu assumir uma responsabilidade que não é sua e realizar obras emergenciais a fim de evitar que o caos se instale de vez nas estradas que levam ao Litoral do Estado, bem como à vizinha Santa Catarina.
Os trabalhos serão concentrados no reparo dos dois pontos atingidos por deslizamentos na BR-277, mais precisamente nos km 39 e 41, para normalizar o tráfego de veículos o mais breve possível. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, na metade da tarde de ontem (15) havia 14 km de lentidão a partir do km 42, no sentido Paranaguá, gerando grande desconforto principalmente aos caminhoneiros que iam ou retornavam do principal porto paranaense.
A negligência do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) motivou até a ajuização de uma ação civil pública pelo MPF (Ministério Público Federal) para garantir a desobstrução e sinalização dos trechos interditados e um monitoramento contínuo das rodovias federais do Paraná que não estão sob a tutela de empresas pedageiras.
A preocupação do Estado também é grande em relação à BR-376, que deverá registrar filas gigantes mais próximo dos feriados de Natal e Ano Novo por conta da liberação apenas parcial, por enquanto, do local onde houve um deslizamento que deixou duas vítimas fatais no fim de novembro, em Guaratuba. (Foto: Rodrigo Félix Leal/Seil)