Palestras levam arte da música instrumental a colégios estaduais
Mais um projeto cultural coroado de sucesso, as palestras musicais do projeto Cascavel Jazz - Música Instrumental Cascavelense foram ministradas durante o mês de dezembro a cerca de 400 pessoas, entre estudantes, professores e funcionários dos colégios Wilson Joffre, Brasmadeira e Padre Carmelo Perrone.
Os trabalhos foram realizados pelos compositores e músicos Luciano Veronese e Paulo Drage, que apresentaram os processos de produção e gravação da música instrumental, sob o ponto de vista técnico de todo o processo de musicalização. Os participantes receberam ainda, de forma gratuita, um CD com composições de artistas locais.
"Participar de um projeto como este é muito gratificante, levar a música de uma forma diferente é muito bacana. Nas três palestras, tivemos um feedback legal dos alunos e educadores. Esperamos poder levar esse aprendizado para mais pessoas", comemorou Drage.
Para Veronese, este trabalho é uma forma de divulgar a música instrumental, que é tão rica e conhecida pelo mundo. "Nós misturamos música e informação, tocamos clássicos de artistas nacionais, para mostrar que o jazz influencia vários ritmos e estilos e que a principal característica é a improvisação", afirma.
As palestras musicais fazem parte da contrapartida social do projeto do registro fonográfico de música instrumental, que foi realizado neste ano com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura para divulgar e valorizar o estilo musical. O CD distribuído durante as palestras, com composições de oito grupos, foi lançado durante a última edição do Cascavel Jazz, realizado entre o final de setembro e começo de outubro.
"Este trabalho foi um sucesso. Saber que cerca de 400 pessoas participaram desse projeto é muito gratificante. Além de levar cultura e informação, também tivemos a oportunidade de repassar conhecimento para todo o público. A música encanta e também transforma a vida das pessoas", ressalta o idealizador do projeto, William Fischer. (Foto: Divulgação)