Frimesa aposta alto no futuro com novo frigorífico de suínos
Começarão no início do próximo ano, num primeiro momento com 4 mil cabeças/dia, os abates do maior frigorífico de suínos da América Latina, construído em Assis Chateaubriand pela Frimesa, central que reúne cinco das maiores cooperativas agropecuárias paranaenses, todas elas localizadas na Região Oeste: Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato.
A unidade, uma estrutura com 148.000m² de área construída em terreno de 115 hectares e que demandou R$ 1,240 bilhão de investimento, foi inaugurada nesta terça-feira (13), em ato com a participação de líderes cooperativistas, autoridades, produtores rurais e outros convidados, e fará com que a central triplique sua produção de suínos.
Priorizando uma produção mais sustentável, a nova unidade frigorífica terá um sistema para reaproveitamento de águas e eficiência energética. Para o processamento da carne suína, serão utilizadas soluções para promover o bem-estar e diminuição do estresse animal. Além disso, esta será primeira planta de suínos do Brasil a utilizar biometano na flambagem dos suínos.
"Se fôssemos analisar esse projeto, hoje não daria para fazer. (...) Quando nós começamos, lá em 2015, era uma realidade, hoje é outra. Os grandes desafios continuam, mas a Frimesa vai buscar que essa indústria opere na sua totalidade e que os seus produtos cheguem cada vez mais à mesa dos consumidores", destacou na ocasião o presidente Valter Vanzella.
"Nosso planejamento diz que é necessário o abate de 7,5 mil suínos por dia para alcançar o ponto de equilíbrio. Acredito que, com os esforços dos associados das cooperativas filiadas, logo chegaremos ao necessário. Todavia, a capacidade deste novo frigorífico é de 15 mil suínos por dia, quantidade que alcançaremos dentro de alguns anos", observou o vice-governador Darci Piana.
O Governo do Paraná também esteve representado no ato pelo secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara. Mas inúmeras outras autoridades também marcaram presença, dentre elas o agora deputado federal eleito Beto Richa, que quando governador garantiu o apoio do Estado para que a Frimesa tirasse do papel esse ambicioso projeto industrial, bem como do deputado estadual Marcel Micheletto, nome forte da região junto ao atual governo estadual.
A inauguração do frigorífico em Assis Chateaubriand faz parte da programação comemorativa dos 45 anos da Frimesa, que neste sábado (17), às 20h, no estacionamento da Prefeitura de Medianeira, contará com um show da consagrada dupla sertaneja Fernando e Sorocaba aberto ao público de toda a região. (Foto: Reprodução)