Quando o homem e a natureza convivem em perfeita harmonia
Não há quem venha de fora que não se encante com o principal cartão postal de Cascavel: uma área de mata nativa mais imponente que a grande maioria das poucas reservas encravadas em meio a imensas plantações principalmente de soja e milho do Sul do Brasil e na qual estão o imponente Lago Municipal e o Zoológico, um espaço cujos visitantes (em torno de 200 mil desde o começo deste ano) vão para matar saudades da natureza ou ter uma noção mais concreta de como ela é.
O Lago está prestes a passar por um novo desassoreamento, com a retirada de mais de 21 mil metros cúbicos de resíduos acumulados em seu leito ao longo dos anos. Ao todo, 3,5 mil metros de tubos já estão sendo instalados para, já a partir de janeiro próximo, transportar o lodo diretamente para o local onde ele será depositado.
Já o Zoológico começou a semana com uma iniciativa incomum e que certamente foi do agrado dos cerca de 400 animais de 72 espécies que compõem a sua paisagem. Servidores prepararam um cardápio pra lá de especial em comemoração pela passagem do 44º aniversário da unidade. Tartarugas, felinos, macacos e aves, por exemplo, receberam bolos feitos de frutas para refrescar do calor, além de carne.
"Nos últimos tempos o Zoo passou por uma série de mudanças. Foi realizada uma meta que consiste em trabalhar com a conservação ex situ, de estarmos inseridos no plano nacional, e isso já foi conquistado com a Azab (Associação dos Zoológicos e Aquários do Brasil) e ICMbio trabalhando com as espécies ameaçadas de extinção. Na área de pesquisa, o Zoo passou por uma reestruturação muito grande e já temos trabalhos reconhecidos em âmbito nacional. Na educação ambiental, este ano batemos recorde, com mais de 12 mil crianças atendidas. E também lazer, com a plataforma instalada, já ultrapassamos mais de 200 mil visitantes cadastrados. É uma conquista muito grande para toda nossa equipe", detalha o gerente Rodrigo Neca. Para janeiro do próximo ano já está prevista a conclusão do novo recinto das aves, que passarão a contar inclusive com um corredor de voo.
COMO VISITAR
O Zoológico de Cascavel faz parte da maior reserva ecológica urbana do Sul do Brasil, é uma combinação perfeita entre flora e fauna e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Para visitá-lo, porém, é preciso ter um ingresso online, que é gratuito. Na entrada do zoológico há monitores para auxiliar os visitantes que, porventura, não tenham feito a reserva online. Para acessar e fazer o cadastro antes de sair de casa, basta clicar no link https://doity.com.br/zoocascavel. (Foto: Secom/PMC)