Paraná vira protagonista na luta contra o câncer
Desenvolver estudos genéticos que possam trazer respostas mais precisas no diagnóstico e tratamento de doenças raras, em especial o câncer, é o objetivo central do Centro de Saúde Pública de Precisão, uma parceria do Tecpar com a Fiocruz e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná e que coloca o Estado em um cenário de protagonismo na saúde pública.
Com a implantação do centro, que custou R$ 12,4 milhões, especialistas das três instituições farão estudos da população com doenças raras e câncer, por meio de sequenciamento genético de nova geração e pesquisa genômica. Para isso será utilizada a tecnologia de sequenciamento de DNA do tipo NGS (Next Generation Sequencing), além de outros testes moleculares adicionais que possam contribuir para o diagnóstico de precisão em saúde ofertado à população.
Na prática, amostras de material genético de pacientes com doenças raras e câncer atendidos nos centros de saúde de referência do Paraná serão sequenciadas e analisadas para que possam ser identificadas alterações genéticas que estejam associadas aos sintomas, com objetivo de fazer o diagnóstico molecular dos pacientes.
O diagnóstico preciso das doenças raras e dos diferentes tipos de câncer pode impactar na abordagem clínica, bem-estar do paciente, prevenção de complicações com medidas antecipatórias, prognóstico e aconselhamento genético de indivíduos e suas famílias. Com o resultado, a Secretaria de Estado da Saúde poderá planejar ações de saúde pública, otimizando custos, e prever a aquisição de medicamentos específicos para as doenças levantadas.
O Centro de Saúde Pública de Precisão está instalado no prédio da Intec (Incubadora Tecnológica do Tecpar), como mais uma ação de inovação e de formação de parcerias do instituto, desta vez na área da saúde, e estrutura com o que há de mais avançado em equipamentos. (Foto: Reprodução)