Palestras em colégios estende programação do Cascavel Jazz
Estudantes, professores e funcionários do Colégio Padre Carmelo Perrone, no Bairro Alto Alegre, em Cascavel, acompanharam ontem (9) uma palestra do projeto Cascavel Jazz - Música Instrumental Cascavelense. A atividade foi realizada pelos compositores e músicos Luciano Veronese e Paulo Drage, que apresentaram os processos de produção e gravação da música instrumental, sob o ponto de vista técnico de todo o processo de musicalização. Os participantes receberam ainda, de forma gratuita, um CD de gravação de composições de artistas locais.
"Nós entendemos que faz parte da educação e do processo científico de aquisição de conhecimento, esse tipo de atividade, o que é fundamental para nossos alunos. Sensibiliza e movimenta o organismo, além de sair da rotina deles", explica a diretora auxiliar Maria Aparecida Pinto Lopes.
O professor Carlos júnior afirma que é muito válido este tipo de projeto para as escolas e que ele deveria ser permanente. "Essa atividade foi muito importante para os nossos alunos, que, muitas vezes, não têm acesso à música de qualidade, a qual pode transformar a vida de cada um deles".
A satisfação em participar da palestra musical foi geral entre os alunos. "Eu achei muito bacana poder acompanhar este trabalho, que trouxe muito conhecimento para nós. Também é algo diferente do que estamos acostumados, uma grande oportunidade para conhecer mais sobre a música instrumental", afirma a estudante Ana Beatriz de Souza.
Este trabalho faz parte da contrapartida social do projeto do registro fonográfico de música instrumental, que foi realizado esse ano com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com o objetivo de divulgar e valorizar o estilo musical. O CD distribuído durante as palestras foi lançado durante a última edição do festival Cascavel Jazz, realizado entre o final de setembro e começo de outubro. Oito grupos gravaram suas composições instrumentais.
Segundo o músico e compositor Luciano Veronese, este projeto é de extrema importância para levar música e cultura para as instituições públicas, que atualmente são carentes deste tipo de informação. "Toda essa informação repassada acrescenta na vida e na formação dos adolescentes e crianças e, ainda, melhora a qualidade de vida de todos. A cultura transforma a vida das pessoas, a música é um veículo que vai direto ao coração", afirma Luciano.
Neste mês de dezembro, as palestras musicais também foram realizadas no Colégio Wilson Joffre e no Colégio Brasmadeira. O projeto Cascavel Jazz - Música Instrumental Cascavelense tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Transportadora Pra Frente Brasil, com realização da BWA, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. (Foto: Divulgação)