A tesoura da estupidez
Nos meus 40 anos de jornalismo, nunca gostei de fazer críticas pontuais a colegas de profissão, até para não incorrer em atitudes questionáveis sob o ponto de vista ético, mas há situações em que não consigo me manter em silêncio. Por mais que tenha me esforçado, não consegui entender (e muito menos aceitar) a atitude da assessoria de imprensa da Prefeitura de Toledo, que, ao postar no portal do Município a matéria sobre a audiência de uma comitiva do Programa Oeste em Desenvolvimento com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, nesta semana, tomou a liberdade de "tesourar" a única foto do referido encontro para extirpar dela a imagem do deputado cascavelense Evandro Roman, em um esforço chulo que implicou, inclusive, no corte do braço direito do presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), Edson Vasconcelos, um dos integrantes do grupo. Vale lembrar que no passado esse tipo de bairrismo prejudicou muito o desenvolvimento das duas cidades e culminou até em crime de morte. Ao menos quando estão em jogo interesses legítimos e comuns, é sempre melhor somar do que dividir. Que isso fique de lição, sobretudo aos colegas mais jovens.
Nada a comemorar
O Grupo BR Malls informou nesta semana que segue a venda de espaços aos interessados em instalar lojas no Shopping Catuaí. O que mais chama atenção, no entanto, é que também nesta semana completou seis anos que as obras estão paralisadas por força de ações conduzidas por "tubarões" que se julgam donos da cidade e veem nesse megaempreendimento uma ameaça aos seus interesses comerciais. Trata-se, portanto, de um aniversário a ser lamentado, não comemorado.
Escola itinerante
Não é só a Câmara de Cascavel que tem se empenhado em descentralizar suas ações. A edição de segunda-feira (23) da Escola de Governo, já uma marca registrada da administração Leonaldo Paranhos e que acontece normalmente no auditório da Prefeitura, será realizada na Fundetec. Uma chance para o presidente Alcione Gomes mostrar o que a fundação está fazendo para estimular a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Fiscalização
Também na segunda-feira, a Cettrans dará início a uma nova vistoria nos veículos utilizados para o transporte escolar urbano e rural de Cascavel. O trabalho se estenderá até quinta-feira, pois a frota toda tem 169 veículos, e se ater aos mínimos detalhes é imprescindível garantir a segurança dos estudantes.
Transparência
Por falar na Prefeitura de Cascavel, já é possível acessar no Portal da Transparência os editais de licitação sem a necessidade de identificação prévia do interessado. A mudança foi feita atendendo a uma determinação do Tribunal de Contas, que tem feito a mesma exigência também às demais prefeituras do Estado.
Última prosa
Roberto Requião havia jogado a toalha e já trabalhava outras alternativas, mas foi convencido por Osmar Dias a fazer uma conversação derradeira em torno da possível aliança MDB/PDT para a corrida sucessória ao Governo do Paraná. O encontro está agendado para este domingo, em Curitiba. Na manhbã deste sábado, no entanto, Requião declarou que o partido dará prazo a Osmar até 4 de agosto.
* Pílulas
* Por não encontrar fundamentos legais, o Tribunal de Justiça anulou a liminar conseguida pelo Ministério Público para bloquear os bens de Marcel Micheletto. * Com isso, o ex-prefeito de Assis Chateaubriand voltou a se credenciar para ser vice de Ratinho Júnior. Mas tem vários concorrentes fortes nessa briga. * Alvaro Dias não gostou "nadica de nada" do comentário de alguns líderes tucanos de que deveria estar arrependido de não ter aceitado ser vice de Geraldo Alckmin. * "Só os que integram a seleção dos chupins da República podem imaginar que o arrependimento chegue a mim", protestou o senador, em ato de visível mau humor. * A corrida sucessória à Presidência da República teve mais um nome homologado neste sábado. * A candidatura de Vera Lúcia (PSTU), no entanto, não é algo que tire o sono dos concorrentes que ponteiam as pesquisas.