Agora é oficial: Beto Richa vai assumir mandato de deputado
Jocelito Canto, ex-prefeito de Ponta Grossa, sofreu na noite desta terça-feira (6) o revés definitivo na tentativa de validar sua candidatura a deputado federal pelo PSDB do Paraná.
Seguindo parecer do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, e o voto do relator, ministro Carlos Horbach, o plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu na noite desta terça-feira (6), por unanimidade, negar o recurso ordinário apresentado por seus advogados, mantendo assim a decisão tomada pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) e confirmando o entendimento de que quem deverá assumir a vaga, no dia 1º de fevereiro do próximo ano, é o ex-governador Beto Richa.
Foi mantido o entendimento da Justiça Eleitoral estadual de que Jocelito, que obteve 74.348 votos em 2 de outubro, não cumpriu a pena imposta a ele por improbidade administrativa a tempo de recuperar a elegibilidade. Sua condenação resultou da acusação de ter utilizado um policial militar como seu segurança pessoal na época em que foi prefeito da quarta maior cidade paranaense, entre 1997 e 2000.
O ex-governador Beto Richa herda a cadeira por ter sido o segundo candidato mais bem sucedido da federação PSDB/Cidadania, com 64.868 votos. (Fotos: Divulgação)