Governo do PR reforça saúde e segurança com nova aeronave
O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas do Paraná acaba de receber a aeronave Falcão 11, modelo King Air B200, para expandir os atendimentos de saúde e segurança em todo o território paranaense, principalmente durante a Operação Verão. Isso foi possível por meio de parceria entre as secretarias estaduais da Saúde e da Segurança Pública.
A aeronave, com capacidade para dois pilotos e oito passageiros, tem autonomia de cinco horas de voo sem abastecer, podendo operar até cerca de 28 mil pés, o que proporciona maior velocidade, economia, segurança e eficiência para a corporação. Além disso, ela conta com as certificações RNAV e ILS (aproximações por instrumento de precisão), tecnologias que potencializam o voo sob condições meteorológicas desfavoráveis.
Ela possui o kit aeromédico homologado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para o transporte de pacientes, resultando em maior agilidade e segurança de voos para atendimentos de saúde nos períodos diurno e noturno. Para as operações de saúde, o Falcão 11 pode comportar dois pilotos, quatro passageiros e uma maca com paciente, além de auxiliar no apoio de transporte de órgãos, medicamentos, vacinas e insumos.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira, lembrou na ocasião que mais dois helicópteros também farão parte das ações da corporação e ressaltou que investimento desse tipo "são investimentos necessários para que a população paranaense seja atendida de forma mais rápida e segura". (Foto: Wallace Machado/AENPR)