Brasil jamais perdeu para a Croácia. Que não seja agora
Ao golear a Coreia do Sul pelo placar de 4 a 1 (gols de Vinícius Jr, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá), o Brasil se credenciou a enfrentar nas quartas de final da Copa do Catar a Croácia, que eliminou o Japão nos pênaltis após empates de 1 a 1 no tempo normal e de 0 a 0 na prorrogação. O jogo está marcado as 12h de sexta-feira (9), motivo para um novo feriadão não oficial no País todo.
Apesar de atual vice-campeã mundial (perdeu a final de 2018, na Rússi, para a França), a Croácia é um adversário que nunca ofereceu grande resistência ao Brasil. As duas seleções se enfrentaram cinco vezes e a vantagem é totalmente brasileira. Que assim permaneça é o sonho dos brasileiros.
Os primeiros dois confrontos foram amistosos e ambos terminaram empatados em 1 a 1, nos anos de 1996 e 2005. Depois vieram mais duas partidas oficiais e uma terceira amistosa, todas com placar favorável à amarelinha; Brasil 1x0 Croácia (Copa de 2006), Brasil 3x1 Croácia (Copa de 2014) e, por fim, Brasil 2x0 Croácia (amistoso em 2018).
NEYMAR RECORDISTA
Ao cobrar um pênalti com a maestria de sempre quando o placar ainda contra a Coréia do Sul ainda era de 1 a 0, Neymar fez história uma vez mais ao marcar gols em três Copas consecutivas, igualando-se assim a Pelé e Ronaldo Fenômeno. Este também foi seu sétimo gol em 12 jogos de Mundiais e o 76º pela Seleção Brasileira. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)