O grande abraço
J. J. Duran
"Os homens públicos devem aprender a cavalgar sobre os precipícios sem nos precipícios se precipitarem" - Heliodoro Balbi, filósofo mineiro.
Ao longo de sua vida republicana, o Brasil sofreu o revés de ter cavalgado precipícios e se precipitado neles.
E as novas gerações têm a obrigação democrática de perquirir as causas das mazelas que afligem o País atualmente.
Para começar, é necessário entender que não é democrático que meia dúzia de políticos façam por todos os brasileiros.
É preciso que a República cumpra a grande tarefa de reconscientização nacional, a fim de que todos os brasileiros, sem essa separação entre bolsonaristas e lulistas, compreendam que o relógio da vida está trabalhando velozmente.
Temos elegido representantes parlamentares em eleições livres. Pois que seja através do Parlamento que as divisões sejam tratadas, porém com o pensamento colocado em benefício da República e não de interesses sectários.
Houve, nos últimos anos, uma forte contenção na marcha evolutiva do pensamento político nacional e hoje há uma perigosa defasagem entre o País legal e o País real, com a República polarizada e dividida em dois blocos outrora jamais tão evidentes.
O povo se debate em meio a uma polarização que, se não for bem administrada, pode trazer consequências muito nocivas à sociedade como um todo.
O colapso de valores éticos, a falta de uma convivência harmônica, o manuseio impiedoso da gestão maior, a desordem institucional e o poder aquisitivo achatado são realidades abrumadoras que impõem à classe governante a missão de agir sem diferenças estéreis de ideologia ou pensamento político.
Em oração lapitar, o mestre Afonso Arinos de Melo Franco acentuou que "a credibilidade e a confiança são as fontes da esperança de recuperação da República".
Há que tudo fazer para desanuviar os horizontes e acalmar os espíritos, pois só os politicamente retardados alimentam a crença de que o radicalismo é o único caminho a seguir.
J. J. Duran é jornalista, membro da Academia Cascavelense de Letras e Cidadão Honorário do Paraná