Cascavel trocará experiências com cidades de Portugal e SC
Ao cabo de semana de visitas técnicas a cidades de Portugal, a missão coordenada pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios), por meio do projeto InovaJuntos, resultou em quatro acordos de cooperação técnica entre Cascavel e municípios daquele país europeu, além de um acordo com a cidade catarinense de São Bento do Sul.
Com a portuguesa Oeiras, Cascavel firmou acordo de transferência mútua de conhecimento nas áreas de tecnologia e inovação. "Lá eles possuem um projeto inovador que tem tudo a ver com a cidade de Cascavel e agora iniciam-se os trabalhos, através de videoconferências, para que haja essa transferências", explica Edson Zorek, que participou da missão técnica ao lado do prefeito Leonaldo Paranhos.
Com a cidade de Guimarães foi assinado acordo de transferência mútua de conhecimentos sobre o laboratório que estuda resíduos sólidos - Centro de Valorização de Resíduos. E com Lisboa foi firmado acordo de transferência mútua para as áreas de economia e inovação, por meio do Hub Criativo Beato, centro de inovação localizado em uma antiga zona industrial de Lisboa.
Já com a catarinense São Bento do Sul o acordo de cooperação foi para transferir experiências positivas de Cascavel, como a implantação do sistema RedeSim e as emendas impositivas, uma novidade no orçamento de 2023.
A partir de agora, uma equipe técnica coordenada por Susana Souza irá se reunir semanalmente de forma virtual com essas cidades e a própria CNM para estreitar, ainda mais, o relacionamento e levar adiante os acordos firmados. São ações de curto, médio e longo prazos que beneficiarão os moradores de todas as cidades envolvidas. (Foto: Divulgação)