Fazendo a lição de casa
Dentro da necessidade de primar pela qualidade e não pela quantidade de candidatos, tema que ressurge a cada antevéspera de eleição e objeto da campanha que a Caciopar está lançando para abrir os olhos do eleitorado do Oeste paranaense, merece destaque uma ação que está sendo desenvolvida nesta sexta-feira, em Curitiba, pelo PPS. Um dos poucos do Paraná e do Brasil que há tempos manifestam esse tipo de preocupação, o partido comandado por Rubens Bueno está realizando um curso obrigatório para os filiados que pretendem concorrer às eleições de outubro deste ano. A temática vai da legislação eleitoral ao marketing e passa pelo essencial, que é o domínio sobre a conjuntura estadual e nacional. "É uma maneira de capacitar para oferecer as melhores opções aos eleitores", resume Bueno, no que está coberto de razão.
Arranque
Não é errado dizer que a convenção de amanhã do PSD, em Curitiba, será o pontapé inicial da corrida eleitoral no Paraná. Nesse encontro haverá a homologação da primeira candidatura realmente forte ao Palácio Iguaçu. E Ratinho Júnior vai largar já com o apoio de uma aliança com seis partidos: PSD, PSC, Avante, PRB, PHS e PR.
Indefinição
Mas se Ratinho será oficializado no encontro deste sábado, o mesmo não se pode dizer do vice, cuja definição deverá se estender até 5 de agosto, quando vence o prazo para realização das convenções. Isso dará a Ratinho margem de negociação para tentar atrair mais algum partido, embora seja difícil de imaginar que PR e PRB abram mão da vaga.
Encruzilhada
O MDB também realiza sua convenção neste sábado, em Curitiba, mas pouca coisa irá definir. Diferentemente do que acontecia até um passado recente, o partido de Roberto Requião ainda não tem uma ideia definida sobre quem apoiar para governador. E essa incerteza deverá se alongar por um tempo razoável, pois a convenção do PDT de Osmar Dias só acontecerá em 4 de agosto.
Cida vem
Quebrando todos os recordes de quilometragem na tentativa de viabilizar sua candidatura ao Governo do Estado, Cida Borghetti confirmou hoje que estará novamente em Cascavel na próxima terça-feira (24). Virá participar de um ciclo de debates sobre a concessão de rodovias, à tarde, na Acic, e prestigiar a abertura do Show Pecuário 2018, à noite, na Sociedade Rural.
* Pílulas
* "Eu não queria mais participar da política brasileira de tão enojado que estava", disse Ciro Gomes na convenção que homologou sua candidatura à Presidência da República, hoje, em Brasília. * Mais enojado que ele está o eleitor consciente, que não engole esse discurso fajuto de quem vive da política desde que se conhece por gente. * A decisão do chamado Centrão de se aliar a Geraldo Alckmin parece ter enterrado de vez a possibilidade de uma aproximação com Alvaro Dias. * É que pelo entendimento firmado pelo PSDB com PR, DEM, PP, PRB e Solidariedade, a vaga de candidato a vice foi prometida ao empresário Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar. * A Lava Jato e outras operações moralizadoras da coisa pública deixaram para trás o tempo em que só peixe miúdo caía nas malhas da lei. * Nesta sexta-feira mais um peixe graúdo foi em cana: André Puccinelli, acusado de operar um desvio de R$ 235 milhões na época em que era governador do Mato Grosso do Sul.