Morte de vice-presidente da Fiep enluta empresários do PR
O empresariado paranaense amanheceu esta quinta-feira (24) de luto pela morte, na noite anterior, de Cláudio Petrycoski, aos 73 anos, ocorrida em Salvador (BA), onde estava de passagem e precisou ser internado após se sentir mal e ser diagnosticado com choque séptico. Ele era vice-presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) desde 1998 e seu corpo será velado a partir do fim da tarde, no Clube Pinheiros de Pato Branco, cidade cujo prefeito decretou luto oficial de três dias.
"Cláudio era um amigo e uma liderança importante de todo o Paraná. Ele ajudou Pato Branco a se tornar um polo da região porque, além de empresário, trabalhava em projetos em prol do município, como a ampliação do aeroporto. Seu legado é imenso", comentou o governador Ratinho Junior.
"À frente da Atlas Eletrodomésticos, uma das mais importantes fabricantes de fogões do País, com sede em Pato Branco, Petrycoski era uma das principais lideranças do setor metalmecânico do Estado e uma referência para o associativismo empresarial paranaense. A Fiep reitera seu sentimento de extremo pesar pelo falecimento de uma de suas principais lideranças. E envia sinceras condolências à família, esperando que encontre a paz e o conforto necessários neste momento", afirmou a Fiep em nota de pesar.
Petrykoski nasceu em Pato Branco em 1949, quando este município ainda era distrito de Clevelândia. Começou a trabalhar com o pai no setor de fogões e em 1985 assumiu a presidência da Indústria de Fogões Petrycoski, momento em que iniciou o trabalho de investimento e profissionalização do ramo. A partir de 1997 a empresa dava início ao processo de exportação e mudança de nome para Atlas Eletrodomésticos, hoje uma das maiores do segmento no Brasil.
O empresário tinha no currículo o Diploma do Mérito Industrial, concedido pelo Sistema Fiep, o Troféu Empresarial do Fórum Nacional de Líderes Empresariais e Tops de Marketing da ADVB-PR. Também era Cidadão Honorário de Pato Branco e Cidadão Benemérito do Paraná. (Foto: Reprodução Diário do Sudoeste)