Meia Maratona da Univel reuniu mais de 400 atletas
A chuva não foi suficiente para intimidar os participantes da segunda edição da Meia Maratona da Univel, disputada em Cascavel no domingo (13), com partida do estacionamento da instituição e que reuniu mais de 400 atletas do Paraná e de outros estados. O evento reuniu mais de 700 pessoas entre organizadores e competidores, que receberam camiseta, meia e medalha.
A prova durou três horas e foi dividida em 22 categorias, com percursos de 5,10 e 21 km. Ao todo, foram distribuídos R$ 4 mil em dinheiro. Os primeiros colocados nas categorias ganharam os troféus e os cinco primeiros das categorias gerais receberam premiações em dinheiro.
Conforme o organizador do evento, Rodrigo Cirilo, foram necessários mais de quatro meses de preparação. "É uma prova que atrai os olhares de toda população e enaltece Cascavel como palco de grandes eventos", ressalta ele.
A atleta Mirian Ivanov, que compete desde abril 2019, conta que começou a correr por acaso. "Aceitei o convite de um chefe para correr em Toledo. A partir daí não parei mais. Cada prova é uma motivação a mais para continuar, além da saúde que é muito importante".
Mas para correr é necessária preparação física, por isso Miriam conta com uma rotina de cuidados com os treinos e com a alimentação, que são seguidos à risca. "Eu treino durante a semana, geralmente à noite, depois do trabalho. Essa semana corri umas três ou quatro vezes, procurei fazer subida, sendo este meu ponto fraco. No dia anterior a corrida procuro fazer uma massa com proteína para dar energia. No café da manhã meia fatia de pão, bolo simples com café, afinal, eu não acho legal correr sem ter comido nada. Isso até foi orientação da nutricionista para que você tenha energia na prova", afirma.
Para Gustavo Cavalcante de Oliveira, acadêmico do 8° período de Educação Física na Univel, que realizou a prova na categoria 18 a 25 anos em 1h30min e subiu ao pódio em 3° lugar, o trajeto foi tranquilo. "Esse percurso das meias maratonas que eu corri é o mais tranquilo".
Claudimeire Lotti Santana ficou em primeiro lugar na categoria 50 a 54 anos. Ela corre há dez anos e participa de um grupo e também realiza treinos preparatórios para fortalecer o desempenho. "Eu participo de várias provas durante o ano. Neste ano já subi ao pódio 12 vezes competindo em 14 provas. Eu faço três dias de fortalecimento e quatro de corrida".
Se para alguns corredores a chuva não foi agradável para Ricardo Ribeiro Miranda, que veio de Ampére e levou o primeiro lugar na categoria 45 a 49 anos, ela se destacou como ponto positivo. "Eu participo de corridas de rua há cinco anos, a chuva é um fator positivo, é bem melhor correr com chuva, por diminuir a desidratação".
E além de histórias de superação e amizade, o esporte ainda sensibiliza e encoraja os atletas. A professora de educação física Alany Andreia da Silva Fukuda, que corre há nove anos, se emocionou ao revelar sua estreia na categoria de 21 quilômetros na Meia Maratona Univel. "Foi muito emocionante, porque eu tinha muita vontade de participar, mas não tinha coragem e tinha medo de falhar e por ser a primeira prova e ter subido no pódio foi sensacional". (Foto: Divulgação)