Audiência pública vai debater reajuste da passagem de ônibus
A Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Paraná) marcou para a próxima quarta-feira (30), das 10h às 12h, uma audiência pública para possibilitar que usuários de todo o Estado façam contribuições sobre a atualização da tarifa do transporte intermunicipal rodoviário e metropolitano do interior.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, por meio deste mecanismo de participação social a Agepar espera obter sugestões, críticas e questionamentos sobre metodologia transitória que está sendo proposta, para ser aplicada na atualização das tarifas até que seja feita licitação para esses serviços.
Ao todo, cerca de 600 linhas de ônibus devem ser impactadas, passando a utilizar a nova metodologia, depois que o processo regulatório for concluído. Após esta audiência, as contribuições passarão por análise de uma equipe técnica para, então, ser redigida uma versão final, que ainda passará por aprovação do Conselho Diretor da Agepar antes de entrar em vigor.
De acordo com o Plano de Mobilidade do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), cerca de 1 milhão de passageiros vão utilizar o transporte rodoviário ainda em 2022. No caso do transporte metropolitano do interior, a estimativa é de 3,5 milhões de usuários para este ano.
COMO PARTICIPAR
A audiência pública será no formato online para que cidadãos de todo o Paraná tenham as mesmas condições de participar, considerando que se trata de um serviço que abrange todas as regiões do Estado. O período para envio de contribuições escritas estará aberto das 8h30 do dia 21 de novembro às 20h30 do dia 27 de novembro. Já o prazo de inscrição para manifestação oral será das 8h30 do dia 27 de novembro até às 18h30 do dia 28 de novembro. Independente de qual seja a forma escolhida para participação, o interessado deve se inscrever dentro dos prazos indicados pelo site da Agepar.
Manifestações e perguntas por escrito ainda poderão ser feitas até às 11h do dia 30 de novembro, data da audiência, também pelo site da Agepar. Poderão participar qualquer usuário do serviço, prestadores de serviço e demais interessados, sem distinção de qualquer natureza. Com transmissão ao vivo pelo Youtube, mesmo as pessoas que não se inscreverem para participar também poderão assistir à audiência, como ouvintes. O regulamento completo da audiência está disponível no link da Agepar. (Foto: Divulgação DER-PR)