Cascavel valoriza pioneiros que construíram sua história
Esta segunda-feira (14) está sendo de muita festa em Cascavel, tida como a Capital do Oeste do Paraná e que está completando nesta data 71 anos de emancipação. Tudo começou com a realização da 28ª edição do Almoço dos Pioneiros, que reuniu no Tuiuti Esporte Clube muitos daqueles que foram personagens importantes da construção dessa bela história.
Ao todo, mais de 800 pessoas prestigiam a comemoração, que contou com um cardápio bem variado. Leonaldo Paranhos fez questão de ir em cada mesa para agradecer aos pioneiros. Segundo ele, é de extrema importância reconhecer a valorizar o trabalho dessas pessoas que fizeram tanto pela construção da nossa cidade.
"É um dia especial. Primeiro, a nossa obrigação de comemorar a nossa cidade. Reconhecer o potencial que a nossa cidade tem e também reconhecer o trabalho dos pioneiros. Cascavel não tinha essa projeção, não tinha essa concepção lá atrás. Foi, de fato, o olhar dessas pessoas que fez a nossa cidade ser o que é", afirmou o prefeito.
"Eu fico maravilhada com a cidade que estou vendo hoje. Está cada vez mais linda a nossa Cascavel. Que Deus continue abençoado a nossa cidade", comentou Cristina Oribka, em Cascavel desde 1949. "Já faz 84 anos que estou aqui. Meus pais eram fundadores. Eu amo Cascavel. É minha cidade natal", pontuou outra pioneira, dona Alaudir Paula Bartinik.
O pioneiro Dirceu Fardoski trabalhou mais de 50 anos como barbeiro no mesmo endereço e tem o maior orgulho de ver a evolução da cidade. "Eu nasci aqui em 1946, me criei aqui, cresci aqui. Vi a cidade crescer e admiro o que vejo hoje. Hoje é só alegria", contou.
O secretário de Cultura, Luiz Ernesto Meyer, reforçou que, além do aniversário de emancipação da cidade, o encontro também celebrou o centenário da chegada da primeira família em Cascavel, liderada pelo casal Ernesto Schiels e Laurentina Lopes. A cerimônia também contou com de entrega do titulo de Cidadão Honorário de Cascavel ao empresário João Destro, outorgado pela Câmara de Vereadores.
BOLO E NATAL
O Almoço dos Pioneiros foi apenas o primeiro ato deste dia de festa. Às 17h, na rua entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, será fatiado e distribuído à população um bolo com mais de 600 quilos feito com massa de pão de ló e recheado com doce de leite e morangos.
E às 19h, em frente à Prefeitura, acontece a abertura oficial do Natal do Oeste 2022, inclusive com o acendimento das luzes da decoração natalina e a chegada do Papai Noel. A comunidade também poderá curtir a três shows gratuitos, do Grupo Harmony, da dupla sertaneja Everton e Alex e do DJ Einstein com robôs. (Foto: Secom/PMC)