Toledo adota metodologia BIM para aperfeiçoar gestão pública
O prefeito Beto Lunitti esteve em Curitiba para receber pessoalmente o Prêmio Band Cidades Excelentes a que Toledo fez jus por se classificar entre os três melhores municípios paranaenses em Governança, Eficiência e Transparência. E essa importante conquista coincidiu com o lançamento de uma iniciativa que vai garantir ainda mais eficiência à gestão pública dessa importante cidade do Oeste paranaense.
Trata-se da contratação de uma consultoria e capacitação do Senai para os servidores municipais das áreas de engenharia e arquitetura em tecnologia BIM (Building Information Modeling). Os trabalhos foram iniciados na ontem (8) e se destinam a melhorar ainda mais os projetos e processos vinculados às obras do Município.
A implantação do BIM, que na tradução para o português significa Modelagem de Informação da Construção, dará mais celeridade e modernizará os processos para projetar, construir e operar uma edificação ou instalação, gerenciando as informações da obra em todo o seu ciclo. "Trata-se de uma nova forma de projetar, construir e gerenciar de forma integrada coloca todas as disciplinas para trabalharem em conjunto", explica a diretora de Planejamento Urbano, Tainara Aline da Silva.
Além de tornar o projeto mais visual, isso possibilita a detecção de problemas referentes a interferências entre os diversos serviços e os elementos do canteiro de obras. "Isso traz mais segurança em todas as etapas do processo de concepção da obra, desde a etapa de projeto até sua execução", acrescenta Tainara.
A metodologia envolve novas ferramentas, tecnologias, processos e conceitos que, em síntese, realizam a virtualização computacional completa de uma obra, e o processo de implantação será feito quatro fases para estar em pleno funcionamento num prazo de dois anos. (Divulgação/PMT)