Entidades voltam a defender um País livre, plural e de todos
O G8, grupo integrado pelas principais entidades da chamada sociedade civil organizada de Cascavel, voltou a se manifestar nesta quarta-feira (9) sobre o clima pós-eleições, emitindo a nota a seguir:
Por um Brasil livre, plural e de todos
Viver, produzir e conviver com os princípios que regem uma democracia é uma das maiores conquistas do povo brasileiro nos últimos 37 anos.
A democracia tem a Constituição como seu pilar fundamental e nela estão garantias imprescindíveis aos mais diferentes setores conectados à sociedade e ao cotidiano nacional.
Entre as principais garantias constitucionais estão a liberdade, o livre direito de expressão, o direito à vida e de empreender, a segurança jurídica e o direito à propriedade.
Se por algum motivo qualquer desses pilares for atacado, ignorado ou negligenciado então a Constituição perde força e o povo se sentirá fragilizado e inseguro.
As entidades abaixo mencionadas e que assinam este documento reforçam a importância e reafirmam seu compromisso com a defesa da liberdade, com a segurança jurídica e com o direito à propriedade.
Elas também se colocam ao lado do equilíbrio e do respeito entre os poderes constituídos, da transparência nos atos e ações do Executivo, Legislativo e Judiciário, e da lisura e da eficiência na gestão do dinheiro do contribuinte.
Justamente por entender e praticar princípios contidos na Constituição, as entidades entendem e respeitam o direito de todo cidadão de se manifestar, da maneira como quiser, sobre algo que o desagrade ou que fira aspectos éticos e morais que norteiam o seu caráter.
As entidades organizadas, que tanto contribuem para o desenvolvimento do Brasil, não podem e não vão se furtar de participar e de emitir suas posições diante de um período tão decisivo ao País.
Acic, Sinduscon Paraná-Oeste, Sindilojas, Amic, Sindicato Rural, Sociedade Rural do Oeste, OAB Cascavel e CDL
AMIC TAMBÉM
Outra importante entidade cascavelense, a Amic (Associação de Micro e Pequenas Empresas) também se posicionou nesta quarta-feira para "reafirmar explicitamente seu compromisso irrestrito com a liberdade absoluta, acompanhada, naturalmente, de responsabilidade". "A democracia, se verdadeira, necessita que a liberdade seja um sol sempre a brilhar. Dessa forma, ao defendermos a liberdade, reafirmamos nosso compromisso com a democracia, cuja existência está acima de interpretações pessoais e temporais; reafirmamos ainda nossa objeção a qualquer escuridão despótica que tente ameaçar a luz que emana da liberdade, inclusive se utilizando de narrativas travestidas de legalidade", acrescenta a nota.