Audiência aponta caminhos para reduzir uso de agrotóxicos
Uma audiência pública organizada pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Rasca Rodrigues, debateu neste sábado de manhã, na sede da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), um viés do campo que se transformou em problema de saúde pública.
Até por sua extensão territorial, e economia predominantemente agrícola, Cascavel é o município paranaense campeão em aplicação de agrotóxicos principalmente na produção em alta escala de soja e milho, mas também na hortifruticultura. Nesse ranking preocupante, o Paraná é o segundo maior consumidor nacional e o Brasil o maior consumidor mundial.
Líderes dos setores político e agropecuário, representantes de órgãos de fiscalização, profissionais da agronomia, produtores e especialistas no tema participaram do debate, que indicou a necessidade de elaboração de um plano estadual para minimizar o problema.
"A ideia não é apontar culpados, mas sim encontrar soluções e caminhos. Até porque todos nós sabemos que o uso excessivo de agrotóxicos é perigoso para a sociedade, perigoso para quem produz e para quem consume. Portanto, a solução está na conscientização do produtor, dos profissionais da agronomia e de quem fiscaliza", declarou Rasca Rodrigues. (Foto: Vandré Dubiela)