Mais mil estudantes do PR farão intercâmbio no exterior
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte já publicou o novo edital do Ganhando o Mundo ( nº 72/2022 ), programa de intercâmbio internacional que o Paraná oferece aos estudantes da rede estadual de ensino. A terceira edição do programa cresceu e terá mil vagas, dez vezes mais que as 100 de cada uma das edições anteriores.
Além de mais vagas, o intercâmbio também terá mais destinos e em três continentes, todos de língua inglesa: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Na prática, as mil vagas serão distribuídas nesses cinco países e o intercâmbio terá a duração de um semestre letivo do país de destino, com embarque em 2024. Os estudantes aptos a participarem são os que estão cursando o 9° ano do Ensino Fundamental em 2022.
"Em nome do Governo do Estado tenho a alegria de anunciar que estamos com esse novo edital de mil vagas para jovens que vão entrar no ensino médio e vão ter essa oportunidade de estudar em países de primeiro mundo. Aumentamos as vagas e é muito importante lembrar que a gente vai selecionar pelo menos um estudante de cada um dos 399 municípios do Paraná pra ter essa experiência e poder retornar com um pedaço do primeiro mundo pra dentro da escola no Paraná", diz o secretário Renato Feder.
As inscrições já estão abertas e vão até 31 de maio de 2023 pela Área do Aluno. Esse longo prazo para inscrição se deve aos novos critérios classificatórios para concorrer às vagas. A nota de classificação vai considerar três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada de 25/10/22 até 03/11/22, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que o estudante estiver matriculado.
Ou seja, quem não estava utilizando ou pouco utilizava a plataforma Inglês Paraná e/ou não participou do Aluno Monitor tem tempo para se envolver nos programas e conseguir aumentar suas chances.
SELEÇÃO DOS ALUNOS
Das mil vagas ofertadas, 399 estão reservadas para estudantes que obtiverem a maior nota de classificação em cada município do Estado. Outras 100 são destinadas exclusivamente a estudantes beneficiários do programa Auxílio Brasil (ou equivalente), independentemente do município a que pertençam.
Já as demais 501 vagas serão destinadas proporcionalmente aos municípios que possuem número igual ou superior a 100 matrículas no 9º ano do Ensino Fundamental na data de elaboração do edital. Curitiba, por exemplo, terá 58 vagas desse total, seguida por Londrina (20), São José dos Pinhais (17), Ponta Grossa (16), Cascavel (15), Maringá (14), Foz do Iguaçu (13), Colombo (12) e Guarapuava (9). O número exato de vagas para cada município pode ser conferido no edital. (Foto: Albari Rosa/AENPR)