Ovinocultura vai ocupar lugar de destaque no Show Pecuário
O Show Pecuário 2018, que acontece na próxima semana (de 24 a 27) no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, em Cascavel, proporcionará aos ovinocultores da região palestras que tratarão desde os primeiros dias de vida dos cordeiros até as oportunidades no mercado de carnes.
O médico veterinário, professor da Unopar e doutor em clínica veterinária Luiz Fernando Cunha Filho dará uma palestra sobre sobrevivência e vitalidade de cordeiros no dia 25, às 10h40. De acordo com ele, os primeiros 30 dias exigem mais atenção, desde as primeiras horas com ingestão de colostro a cuidados para evitar diarreias e pneumonias. Outras correções de erros na criação também serão ensinadas. Entre mais alguns tópicos a serem abordados está o método Apgar, utilizado em seres humanos mas adaptado para a medicina veterinária e para a ovinocultura. "Queremos ensinar isso aos produtores. Assim, eles conseguem agir quando observam a necessidade de terapias intensivas em alguns animais", adianta ele, que também será um dos avaliadores no julgamento de ovinos durante a feira.
A outra palestra será proferida pela médica veterinária e mestranda em Saúde e Produção de Ruminantes, Bruna Fonseca. Ela traçará um panorama do mercado e das oportunidades da ovinocultura no dia 26, às 15h30.
Segundo Bruna, a ideia é posicionar os criadores em relação ao mercado de carnes ovinas, as oportunidades e os cuidados que todos devem ter. Venda de matrizes, mercado de leite entre outras novas opções também serão comentadas. "Sabemos que temos dificuldade, mas o mercado é crescente. Entre as ações que devem ser feitas, por exemplo, estão o diferimento da carne de cordeiro e ovelha de descarte e criação de novos cortes como frangos e suínos, evitando esse modelo tradicional de compra de uma carcaça inteira ou meia carcaça", explica.
Além das palestras, haverá julgamento de dez raças (Texel; Texel naturalmente colorido; Ile de France; Ile de France naturalmente colorido; Hampshire Down; Sufolk; Santa Inês; Dorper; White Dorper e Pol Dorset), vendas e exposição de 200 animais. (Foto: Arquivo)