Bancários voltam a negociar com Febraban nesta sexta-feira
O presidente da Federação dos Bancários do Paraná e do Sindicato de Cascavel e Região, Gladir Basso, viajou para São Paulo para participar, nesta sexta-feira (20), da terceira rodada de negociação da campanha salarial com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).
Estarão em pauta 15 cláusulas (da 11ª à 25ª) que tratam da estabilidade ao funcionário vítima de assalto, sequestro e extorsão; saúde e condições de trabalho; dimensionamento do quadro de funcionários por unidade; proibição da guarda das chaves e acionadores de alarmes; certificação interna de conhecimento; monitoramento de resultados; política e saúde e qualidade de vida; acidentes de trabalho; afastamento por doença superior a 15 dias; proteção à empregada gestante; homologação da rescisão contratual; comissões temáticas; contribuição sindical - taxa negocial; desconto assistencial; estabilidade de dirigente sindical, e negociação exclusive com sindicato.
O calendário desta campanha salarial prevê ainda para terça-feira (24), também em São Paulo, a quarta rodada de negociação, desta feita sobre questões relacionadas ao emprego dos bancários. E no dia 2 de agosto haverá a quinta rodada, sobre cláusulas econômicas.
ULTRATIVIDADE
Vale lembrar que, durante a segunda rodada de negociação, dia 12 deste mês, os bancos se negaram a assinar o pré-acordo de ultratividade, que garante os direitos dos bancários contidos na atual Convenção Coletiva de Trabalho - que tem validade até 31 de agosto próximo - até a assinatura da nova CCT.
O argumento dos banqueiros para a não assinatura do pré-acordo neste momento é de que este ano a campanha salarial foi iniciada mais cedo e, por isso, acreditam que a Convenção Coletiva de Trabalho será assinada antes do vencimento da CCT 2018/2019.