Cascavel sedia feira estadual sobre fontes de energia limpa
Realizado ontem (26) pelo Sistema Faep/Senar-PR, o seminário "O presente e o futuro da segurança energética no campo" marcou a abertura da programação da Feira Paranaense de Energias Renováveis, que se estende até esta sexta-feira (28), no Centro de Convenções e Eventos Cascavel.
No seminário, especialistas da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar), da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída) e do IDR-Paraná falaram a uma centena de pessoas sobre o cenário atual e as perspectivas para a energia solar no Brasil, além de detalhar o Programa Renova-PR e a Lei 14.300/2022 (Marco Legal da Geração Distribuída).
A feira é mais uma estratégia para levar conhecimento sobre as diferentes fontes de energia renováveis, principalmente solar e biogás, ao produtor rural. A alta no custo com a energia dentro da porteira e a escassez hídrica aceleraram o processo de busca por energia limpa, renovável e barata. Isso, principalmente para os produtores rurais envolvidos com avicultura, piscicultura, produção de leite e suínos.
Nos últimos meses, principalmente por meio do Programa Renova-PR, milhares de produtores rurais estão adotando energias renováveis na produção agropecuária para reduzir os custos e aumentar a renda, além da mitigação de impactos ambientais.
"O Oeste do Paraná tem três das quatro capitais nacionais da proteína animal. Estamos em uma região com vocação para transformar proteína vegetal em animal. E fazemos isso com sustentabilidade. Os produtores que se atentarem, investirem em painéis fotovoltaicos e na destinação correta dos dejetos, certamente terão um selo de garantia e serão pagos por isso", projeta Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel. (Foto: Divulgação)