Fim de ano traz ânimo novo ao comércio e poder público
Uma vez concluído o calendário eleitoral, que no caso do Paraná será completado neste domingo (30) com o segundo turno da disputa presidencial, todas as atenções serão direcionadas para o Natal e o Ano Novo, datas muito comemoradas pelos brasileiros e que costumam incrementar sobremaneira as vendas do comércio e, consequentemente, a arrecadação do poder público.
No caso de Cascavel, o fim de ano costuma potencializar as vendas em lojas e demais estabelecimentos comerciais da cidade como em nenhum outro período. No ano passado, por exemplo, a arrecadação da Prefeitura em novembro e dezembro com o ICMS ficou 19,5% acima da média, enquanto o ISSQN teve um aumento de 9%. Isso tudo representou R$ 9.668.122,49 a mais nos caixas do Município.
E a expectativa para 2022 é de um acréscimo ainda maior por conta do pós-pandemia. "Não foi por acaso que nos últimos anos antecipamos o lançamento da programação de Natal e começamos a comemorar a data já a partir do aniversário do Município, em 14 de novembro. Essas visitações são um estímulo ao comércio e passa ser ainda mais importante após esses dois anos de pandemia, que tanto prejudicou nossos comerciantes. A cidade se fortalece, é mais emprego, geração de renda e todos ganham", destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.
Com a decoração, milhares de pessoas de cidades da região vêm a Cascavel para apreciar os espetáculos natalinos, o que traz um impacto positivo à cidade. "O Município, através da Semdec, tem trabalhado o turismo de negócios e a programação de Natal se encaixa nessa modalidade de turismo, pois está ligada diretamente ao lazer, religião e à cultura. Nosso olhar está voltado justamente para esse turismo de negócio, que fomenta nossa economia, gera novos empregos e possibilita sucesso dessa demanda", acrescenta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Piccoli. (Foto: Secom/PMC)