Prova Paraná Mais volta a ser realizada depois de dois anos
Utilizada como ferramenta para avaliar o desempenho da classe estudantil, a Prova Paraná Mais voltou a ser realizada nesta terça-feira (25) após um intervalo de dois anos, provocado pela pandemia da Covid-19. Ela será realizada até 3 de novembro,.
Diferente da Prova Paraná regular, aplicada para todos os alunos da rede a cada trimestre, a Prova Paraná Mais é direcionada aos estudantes no fim de cada etapa de ensino: 5º ano do fundamental, o último dos anos iniciais; 9º ano do fundamental, o último dos anos finais; e 3ª série do ensino médio (ou 4ª série para alguns do antigo formato). Ela também é focada nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao contrário da edição regular, que abrange quase todos os componentes curriculares.
Contando com os alunos do 5º ano das redes municipais, ao todo mais de 350 mil estudantes devem realizar a prova até o início do mês que vem, uma vez que cada colégio definiu a data de aplicação dentro do período entre 25/10 e 03/11.
Para o 5º ano são 44 questões, sendo 22 de Língua Portuguesa e 22 de Matemática. Já para o 9º ano e ensino médio são 52 questões, sendo 26 de Língua Portuguesa e 26 de Matemática. A avaliação tem duração de 2h30.
GANHANDO O MUNDO
Além de possibilitar diagnosticar a qualidade da educação pública em todo o Estado, a Prova Paraná Mais está vê volta com uma interessante novidade. A nota da avaliação do 9º ano vai ser requisito para classificação da futura edição do programa Ganhando o Mundo, que terá o aumento na oferta de vagas, bem como dos destinos oferecidos para o intercâmbio. (Foto: Lucas Fermin/Seed)