Palco do Teatro Sefrin Filho abre alas para a tragicomédia
Nesta quarta (26), às 20h, e nesta quinta (27), às 15h e às 20h, Cascavel recebe uma das mais comentadas montagens da Cia. Stavis-Damaceno, ganhadora do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e apontada pelo jornal Folha de São Paulo como um dos melhores espetáculos nacionais: a tragicomédia Homem ao Vento.
A peça, com entrada gratuita e apresentação no Teatro Municipal Sefrin Filho, coloca o espectador em uma sala de ensaios, em um espaço em que nove atores tentam entender e dar andamento aos preparativos de uma peça melancolicamente cômica, repleta de confusões e perturbações próprias da mente do homem contemporâneo.
As relações aparentemente caóticas entre os personagens - e mesmo entre os atores - vão se transformando no decorrer da peça, revelando universos complexos entre pai, mãe e filho, homem e mulher, homem e menino, vida e arte, amor e morte, ordem e caos, memória e invenção. O texto, escrito pelo premiado dramaturgo Marcos Damaceno, é dirigido pelo autor junto com Rosana Stavis.
Além de Rosana Stavis, recentemente indicada aos prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil por sua atuação em Árvores Abatidas ou Para Luis Melo, integram o elenco Gabriela Berbert, Pagu Leal, Marwem HD, Fabiano Timmermann, Heleno Rohn, Jeff Franco, Marcelo Guerra e Marrara Mara. Os ingressos para acesso serão liberados apenas momentos antes do espetáculo, por isso é importante que o público chegue cedo.
OFICINA E PALESTRA
Como forma de aproximar ainda mais a população de Cascavel do teatro, a premiada companhia Stavis-Damaceno também promoverá na cidade ações formativas para a comunidade. Entre elas há uma oficina de teatro, programada para esta quarta, às 13h30, destinada aos grupos de teatro profissionais da região e/ou iniciantes, objetivando o compartilhamento de conhecimento, por meio de aulas teóricas e práticas.
Também haverá na quinta, às 13h, palestra sobre Artes do Desenvolvimento Humano, destinada a professores da rede pública, demais educadores e estudantes de pedagogia, visando oferecer uma aula de aperfeiçoamento em teatro e em arte-educação. Na oportunidade será discutido o papel e a importância da arte nos nossos dias, novas poéticas que se apresentam no século XXI e os desafios colocados à encenação e à própria compreensão do ser humano. Isso tudo seguido de debates com a presença do elenco de Homem ao Vento. (Foto: Divulgação)